EnglishEspañolPortuguês

Ibama resgata 322 animais silvestres de cativeiro em SC

20 de dezembro de 2019
1 min. de leitura
A-
A+
Cento e cinquenta passeriformes nativos recém-capturados foram devolvidos imediatamente à natureza (Foto: Ibama)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Polícia Militar Ambiental e Civil e órgãos locais, resgatou 322 animais silvestres mantidos em cativeiro irregular no interior de uma Unidade de Conservação (UC) em Itapema (SC).

A ação foi realizada na última sexta-feira (13). No local também foram encontrados uma carcaça de tatu, armamentos, munições e equipamentos de captura que evidenciam a prática de caça.

Cento e cinquenta passeriformes nativos recém-capturados foram devolvidos imediatamente à natureza. Entre as espécies encontradas durante a ação fiscalizatória havia corrupiões, tico-tico-rei-cinza, saíra, beija-flor, pixoxó, tiê-sangue e sabiá-cica.

A investigação aponta que a somatória das multas a serem aplicadas contra o responsável pelo cativeiro pode ultrapassar R$ 500 mil. A quantidade de animais ameaçados de extinção identificados no local e o funcionamento do cativeiro em uma UC são os principais agravantes.

Além das punições em âmbito administrativo, aplicadas pelo Ibama em razão de ilícitos ambientais, o infrator foi preso pela Polícia Civil por violência doméstica contra a esposa. A Operação Fauna ameaçada foi realizada nos municípios catarinenses de Florianópolis e Itapema.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo