Direito

Avança PL que proíbe restrição a animais em condomínios

Ontem (4), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou proposta legislativa que proíbe restrição a animais em condomínios

Proposta em benefício dos animais agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania | Pixabay
Proposta em benefício dos animais agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania | Pixabay

Na última quarta (4), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta legislativa que proíbe restrição a animais em condomínios – casas e apartamentos.

“As restrições sobre permanência de animais previstas em convenções condominiais e regulamentos internos violam o exercício do direito de propriedade em relação à própria unidade condominial”, disse o relator Vavá Martins (Republicanos-PA), que deu parecer favorável ao Projeto de Lei 61/2019, do deputado Fred Costa (Patriota-MG).

Além de prever o direito dos moradores de terem animais em condomínios, o PL veta a proibição de circulação de animais nas áreas comuns, assim como cláusula, regulamento ou regimento interno que permita que animais sejam removidos por uso de força física para utilização de elevadores ou qualquer dependência.

A matéria do PL recebeu um substitutivo para que seja incluída na Lei do Condomínio. Segundo Vavá Martins, Código Civil, assegura expressamente que é direito do condômino usar, fruir e livremente dispor de suas unidades e usar das partes comuns, contanto que não exclua a utilização dos demais condôminos.

Entretanto, o deputado se manifestou contrário a outros projetos apensados ao PL que previam garantir o direito de entrada e permanência de animais em praias, shoppings e repartições públicas. “A permissão generalizada de entrada e permanência de animais nesses ambientes traria consequências danosas à saúde pública”, alegou. A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui