EnglishEspañolPortuguês

Animais em estado avançado de inanição são resgatados no RJ

6 de dezembro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Os animais viviam em ambiente insalubre e defecavam sangue. Foram resgatados seis cachorros e seis gatos


Cachorros e gatos em estado avançado de inanição foram resgatados na manhã desta quarta-feira (4) de uma casa em Piedade, no Rio de Janeiro, após serem submetidos a maus-tratos.

Foto: Reprodução

Eram 12 animais no total, sendo seis gatos e seis cães. Eles viviam em ambiente insalubre e defecavam sangue. Um dos cães apresentava uma infecção grave em um dos olhos, que terá que ser removido por meio de procedimento cirúrgico.

De acordo com a polícia, o caso foi descoberto após vizinhos efetuarem uma denúncia. Os tutores dos animais irão responder criminalmente por maus-tratos. As informações são do portal G1.

A operação de resgate foi realizada por representantes da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara de Vereadores do Rio, policiais e integrantes da Subsecretaria Municipal de Bem-Estar Animal.

“Os vizinhos contaram que vários animais já morreram dentro dessa casa dos horrores. Sabe-se lá o que foi feito dos cadáveres dos animais”, disse o vereador Luiz Carlos Ramos Filho (Podemos).

No local, eram produzidos alimentos para restaurantes, o que levantou à suspeita, segundo o parlamentar, de que corpos de animais possam ter sido usados na preparação das refeições.

Com a chegada das equipes, a proprietária da casa tentou impedir a entrada dos agentes na residência.

O subsecretário da Subsecretaria Municipal de Bem-Estar Animal (Subem), Roberto de Paula, afirmou que o estado de saúde dos animais é “bastante preocupante”. Eles foram resgatados pelos policiais e ficaram sob a responsabilidade da prefeitura.

“Eles estão desidratados, debilitados… Todos serão levados ao nosso Centro de Proteção Animal Fazenda Modelo, para que possam receber os cuidados necessários”, afirmou o subsecretário.

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses afirmou que enviaria uma equipe ao local, assim como uma equipe da Coordenação de Alimentos para “conferir as condições higiênico-sanitárias e inspecionar os processos da possível produção de alimentos feita no endereço”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo