Austrália

Abandono de animais nas festas de final de ano preocupa ONGs

Entidades de proteção animal e abrigos contam que tutores irresponsáveis que não querem pagar as taxas de hospedagem para seus animais ou levá-los na viagem acabam abandonando-os a própria sorte nas ruas

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Um especialista em proteção animal alertou que alguns australianos estão abandonando seus animais domésticos nas vésperas das férias de Natal e Reveillon para evitar pagar por seus cuidados (hospedagem) enquanto estão fora.

A vice-presidente da Sociedade Australiana de Proteção Animal, Sue Thompson, disse ao The Age que as pessoas estão evitando o custo de colocar seus animais domésticos em canis, deixando os animais soltos na esperança de que eles sejam levados para um abrigo.

Alguns tutores até tentam adotar seus animais domésticos de volta depois que as férias terminam, revelou Thompson.

“Muitas vezes as pessoas vão para o exterior nas férias de Natal e, porque elas consideram que custa caropagar hotel, preferem se livrar dos animais “, disse Thompson.

Abrigos de animais em Melbourne notaram recentemente um aumento expressivo de animais domésticos a sua porta.

Alguns tutores até deixam portões e portas abertos de propósito para permitir que animais escapem para as ruas.

Foto: Shutterstock/Tom Feist
Foto: Shutterstock/Tom Feist

“Uma minoria até tenta levar o animal de volta para casa depois de voltar das férias” conta a protetora.

Thompson disse que os abrigos “nunca permitiriam isso” e enfatizou que os animais deveriam ser incluídos nos planos de Natal das famílias, por mais caro que fosse.

“Algumas pessoas deixam uma enorme sacola de comida e o que acham que seja suficiente de água no quintal para o cachorro, e viajam, mas isso pode acabar mal”, acrescentou.

Fae Pawley, do abrigo Lost Dogs Home, disse que essa é “definitivamente uma tendência com a chegada das férias”, e centro de cuidados que também funciona como hotel de animais baseado no norte de Melbourne está atualmente superlotado de gatos e cães porque os tutores não tiram os seus animais de estimação.

Os tutores de animais levados à justiça por abandono podem ser cobrados no mesmo valor que pagariam se colocassem seu animal doméstico em um hotel.

Tutores de cães processados judicialmente por abandono e condenados são cobrados em 65 dólares pelo primeiro dia e 15 dólares por dia depois disso desde que o animal esteve nas ruas.

Já tutores de gatos são cobrados 30 dólares no primeiro dia e 15 dólares por dia depois disso – ambos podem ser condenados ao pagamento de multas de até 330 dólares por deixar o animal doméstico em liberdade, solto nas ruas.

Os animais só são devolvidos aos seus tutores após a microchipagem. As informações são do Daily Mail.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui