EnglishEspañolPortuguês

Projeto de lei quer proibir construção de novos zoológicos na cidade de SP

19 de dezembro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

O texto da proposta também proíbe que os zoológicos capturem animais na natureza ou recebam espécies capturadas


O projeto de lei 30/2019, apresentado pelo vereador Xexéu Tripoli (PV), proíbe a construção de novos zoológicos na cidade de São Paulo.

Pixabay/Suju

Após receber parecer favorável das comissões da Câmara Municipal de São Paulo, a proposta foi aprovada por unanimidade, em primeira votação, pelo plenário no último dia 12 de dezembro. A próxima votação deve acontecer em fevereiro.

“Estamos no século XXI, não podemos mais usar animais trancafiados para entretenimento humano. Os zoológicos e aquários têm trabalhos em benefício dos animais, mas acreditamos que é mais importante preservar o ambiente onde estas espécies vivem do que trazê-los para São Paulo para, supostamente, preservá-los”, afirmou Tripoli, em entrevista concedida ao portal oficial da Câmara.

“A participação popular tem sido decisiva para deixar claro que não é mais aceitável a exposição de animais para entretenimento em pleno século XXI”, completou.

O projeto também propõe normas de funcionamento para os zoológicos existentes para que eles cumpram suas funções de educação, pesquisa e conservação de espécies nativas ameaçadas.

O texto da proposta proíbe que os zoológicos capturem animais na natureza ou recebam espécies capturadas, determina a não reprodução em cativeiro e a adoção de medidas para a eliminação progressiva da exposição dos animais, de modo a minimizar o sofrimento.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo