Bragança Paulista (SP) conta com serviços voltados ao bem-estar animal


Ações de controle populacional, por meio de castrações e de socorro emergencial a animais feridos ou doentes, que vivam em situação de rua, são executadas pela prefeitura


A cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, conta com o Castramóvel e o SAMUVET, dois serviços que visam promover o bem-estar dos animais domésticos.

Foto: Prefeitura de Bragança Paulista

O Castramóvel é um ônibus equipado com centro cirúrgico que faz a castração de animais da cidade. O número de esterilizações, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está em processo de expansão em 600%. O serviço ofereceu 2.550 cirurgias em um ano. Os animais também foram identificados através de microchips.

De acordo com informações da prefeitura, o programa tem como público alvo, prioritariamente, animais abandonados e tutelados por famílias de baixa renda. Interessados em castrar animais devem fazer um cadastro na Secretaria do Meio Ambiente.

A castração combate crias indesejadas, reduzindo o abandono, elimina problemas de comportamento e doenças, como câncer e infecções, prologando a vida do animal.

A população da cidade pode contar ainda com o Atendimento Móvel de Urgência Veterinária – SAMUVET. O serviço, que funciona 24h, atende animais abandonados doentes ou feridos, e pode ser acionado, apenas em casos de emergência, pelo telefone (11) 94304-1312, por meio de ligação ou WhatsApp.

Após serem resgatados pelo SAMUVET, os animais são levados para o Abrigo Municipal de Cães e Gatos, onde recebem tratamento, são vermifugados, castrados e vacinados. Quando estão recuperados, eles são disponibilizados para adoção.

Mais informações sobre os serviços oferecidos pela administração municipal podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente, localizada no Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme (Jardim Público), na Rua Madre Paulina, Centro, nº 301, pelo e-mail smma@braganca.sp.gov.br, ou ainda através do telefone (11) 4034-6780.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

EXEMPLO

CICLOVIA RIO PINHEIROS

ESTRESSE

RESILIÊNCIA

BRECHAS LEGAIS

DENÚNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>