EnglishEspañolPortuguês

Startup arrecada US$ 140 mi para criar substitutos do leite

14 de dezembro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Em julho, a Perfect Day lançou uma linha limitada de sorvetes que se esgotaram em menos de 24 horas (Foto: Divulgação/Perfect Day)

Essa semana, a startup de tecnologia de alimentos Perfect Day, fundada na Califórnia, anunciou que arrecadou mais US$ 140 milhões de dólares para investir na produção de alternativas aos laticínios. O investimento veio da Temesek Holdings, uma empresa do governo de Singapura.

A Perfect Day surgiu por iniciativa dos amigos e cientistas Ryan Pandya e Perumal Gandhi que têm desenvolvido produtos que substituem os laticínios. E para chegar a esse resultado eles têm utilizado levedura e fermentação microbiana.

O processo, segundo eles, cria todas as proteínas existentes no leite e garante o mesmo sabor e textura do leite de vaca, com a principal diferença de que não há nada de origem animal no processo produtivo.

A ideia do projeto surgiu a partir de um desejo pessoal de encontrar uma alternativa aos laticínios que faça com que até pessoas que são muito apegadas a esses alimentos abandonem tal consumo.

No entanto, os produtos deles não devem ser destinados ao consumidor final, mas sim às indústrias que precisam de matéria-prima em substituição aos laticínios. Com uma arrecadação total que já ultrapassa 200 milhões de dólares em investimentos, a Perfect Day deve anunciar sua primeira parceria comercial no início de 2020.

Pandya e Gandhi, que se tornaram vegetarianos na faculdade, contam que assim que se informaram sobre as implicações do processo de produção de carne e laticínios decidiram abdicar desses alimentos de origem animal.

Sorvete idêntico ao de leite

Em julho, a startup Perfect Day lançou uma linha limitada de sorvetes nos sabores chocolate ao leite, fudge com baunilha e amora com caramelo e baunilha. Os produtos disponibilizados para compra online se esgotaram em menos de 24 horas.

“O que estamos fazendo aqui é completamente novo para o mundo”, disse Ryan Pandya, CEO e cofundador da Perfect Day.

“Nosso objetivo sempre foi o impacto – abrir o caminho para um planeta mais amável e mais verde”, afirma o cofundador Perumal Gandhi.

A dupla enfatiza que as alternativas aos laticínios da marca têm condições de competir com a indústria de laticínios em um futuro não muito distante, inclusive em relação a preços.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo