PL que reconhece animais como seres sencientes é aprovado no RS

14/12/2019


O texto determina que animais domésticos não sejam mais tratados como coisas pelo ordenamento jurídico


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul aprovou, na quarta-feira (11), um projeto de lei que cria o Código Ambiental do Rio Grande do Sul. Durante a votação, foi aprovada também a inclusão no projeto de um capítulo, de autoria do deputado Gabriel Souza (MDB), que reconhece os animais como seres sencientes.

Reprodução/Pixabay/Alexas_Fotos

O texto será encaminhado agora para análise do governador Eduardo Leite, que deverá optar pela sanção ou pelo veto.

“Esta é uma grande vitória. Aprovamos a lei mais moderna do país sobre o assunto e que certamente servirá de modelo para outros estados brasileiros”, escreveu Gabriel Souza em seu site oficial.

O texto determina que animais domésticos não sejam mais tratados como coisas pelo ordenamento jurídico e que recebam tutela jurisdicional em caso de violação.

A medida estabelece ainda punições para quem maltratar ou abandonar animais. As penalidades vão desde advertências até multas ambientais e sanções restritivas de direitos.

“Teremos a partir de agora uma legislação completamente nova e revolucionária, comparável a de países de primeiro mundo. Além de elevar a condição jurídica dos animais, conseguiremos fazer com que o Estado inclua punições para quem maltratar animais”, afirmou Gabriel.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>