EnglishEspañolPortuguês

Filosofia moral pode afastar estudantes do consumo de carne

14 de dezembro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Aulas de filosofia moral que questionam hábitos realmente podem influenciar os alunos | Pixabay

Um estudo recente realizado com 1,1 mil estudantes de filosofia nos Estados Unidos provou que a filosofia moral pode aproximar as pessoas da abstenção do consumo de animais.

A pesquisa liderada pelos professores Eric Schwitzgebel, da Universidade da Califórnia; Brad Cokelet, da Universidade do Kansas; e Peter Singer, da Universidade de Princeton, mais conhecido como autor do livro canônico “Libertação Animal”, concluiu que aulas de filosofia moral que questionam nossos hábitos realmente podem influenciar o comportamento dos alunos.

Prova disso é que após somente uma aula sobre ética e consumo de carne, no contexto da filosofia moral, foi registrada queda nesse consumo de 56% para 45% e, segundo informações apresentadas pelo professor Schwitzgebel em seu blog, “sem nenhuma evidência de que as taxas de consumo de carne voltaram a subir nos dois meses subsequentes”.

Em um comunicado da Universidade do Kansas, Cokelet disse que é alentador saber que o pensamento racional, no que diz respeito às consequências de nossas ações para outras criaturas sencientes, é capaz de ainda guiar o comportamento humano.

Para o estudo, os pesquisadores dividiram os estudantes em dois grupos – de ética e consumo de carne e outro sobre caridade. Só registraram mudanças na alimentação os alunos que participaram da aula que discutiu nossos hábitos de consumo que envolvem a morte de animais.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo