Filosofia moral pode afastar estudantes do consumo de carne

14/12/2019


Aulas de filosofia moral que questionam hábitos realmente podem influenciar os alunos | Pixabay

Um estudo recente realizado com 1,1 mil estudantes de filosofia nos Estados Unidos provou que a filosofia moral pode aproximar as pessoas da abstenção do consumo de animais.

A pesquisa liderada pelos professores Eric Schwitzgebel, da Universidade da Califórnia; Brad Cokelet, da Universidade do Kansas; e Peter Singer, da Universidade de Princeton, mais conhecido como autor do livro canônico “Libertação Animal”, concluiu que aulas de filosofia moral que questionam nossos hábitos realmente podem influenciar o comportamento dos alunos.

Prova disso é que após somente uma aula sobre ética e consumo de carne, no contexto da filosofia moral, foi registrada queda nesse consumo de 56% para 45% e, segundo informações apresentadas pelo professor Schwitzgebel em seu blog, “sem nenhuma evidência de que as taxas de consumo de carne voltaram a subir nos dois meses subsequentes”.

Em um comunicado da Universidade do Kansas, Cokelet disse que é alentador saber que o pensamento racional, no que diz respeito às consequências de nossas ações para outras criaturas sencientes, é capaz de ainda guiar o comportamento humano.

Para o estudo, os pesquisadores dividiram os estudantes em dois grupos – de ética e consumo de carne e outro sobre caridade. Só registraram mudanças na alimentação os alunos que participaram da aula que discutiu nossos hábitos de consumo que envolvem a morte de animais.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>