Ativismo

Músico Tommy Lee condena abuso de jumentos na ilha grega de Santorini

O baterista da banda Motley Crue chamou a exploração dos animais, obrigados a carregar turistas nas costas por uma ladeira de degraus de “abuso doentio e inaceitável” em carta aberta às autoridades gregas

Burros em Santorini | Foto: PETA

O governo grego prometeu restringir o uso de burros para passeios turísticos em Santorini, após protestos internacionais por causa do tratamento dispensado aos animais.

O ministro da Agricultura da Grécia, Makis Voridis, disse que as autoridades estão trabalhando para impor multas de até 30 mil euros (cerca de 135 mil reais) pelos maus-tratos aos burros e mulas explorados na ilha.

Preocupações com a prática cruel e tradicional de usar os animais como “táxis” foram condenadas em uma carta aberta do baterista da banda Mötley Crüe, Tommy Lee às autoridades gregas.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

A carta dizia: “Sinto-me honrado por ter nascido em Atenas e, onde quer que viaje com o Mötley Crüe, proclamo com orgulho a minha herança grega”.

“Mas há um problema que mancha a reputação da Grécia que espero ajudar a resolver: o abuso repugnante de burros e mulas explorados, obrigados a carregar turistas pelas ladeiras íngremes de Santorini”.

Lee, nascido em Atenas, acrescentou: “Fiquei especialmente zangado ao saber que uma lei foi aprovada há alguns anos para proteger os burros, mas ela não está sendo respeitada. Os turistas devem pegar o bonde de Santorini para subir as ladeiras e não fazer os animais sofrerem!”.

Tommy Lee | Foto: Instagram

“Em vez disso, eles se amontoam em burros que lutam para subir e descer as ladeiras, forçados a transportar seres humanos para cima e para baixo nos 500 degraus do porto até a cidade velha de Firá várias vezes ao dia”.

Voridis respondeu à carta alegando que o Ministério pretendia restringir os controles e ajustar a legislação antes da próxima temporada turística, relata o jornal Greek Reporter.

Em resposta à carta do músico, Voridis disse: “O bem-estar de todos os animais do nosso país é uma grande preocupação para mim, pessoalmente e para o nosso Ministério”.

“No caso de violações da legislação existente pelas autoridades de auditoria, os infratores estarão sujeitos a penalidades severas. Note-se que a multa prevista pode chegar a 30 mil euros (cerca de 130 mil reais)”.

Burro em Santorini | Foto: PETA

O ministro disse que as denúncias de maus-tratos aos burros em Santorini já foram monitoradas de perto, de acordo com os regulamentos de bem-estar da União Europeia.

Ele acrescentou: “Tentamos manter-nos atualizados sobre os dados científicos mais recentes e as diretrizes da Comissão da UE que visam impedir qualquer tipo de maus-tratos a animais e melhorar suas condições de bem-estar”.

“Dessa forma, acreditamos que o caráter tradicional das comunidades locais é mantido e fortalecido, sua economia é melhorada, mas os animais também são protegidos”

No verão passado, mais de 108 mil pessoas assinaram uma petição online pela PETA condenando a “tortura cruel e desumana sofrida pelos burros usados pelos turistas para subir as escadas da ilha grega”.

Em resposta, o governo grego introduziu uma legislação que tornava ilegal carregar os animais com “qualquer carga superior a 95 kg, ou um quinto do seu peso corporal”.

No entanto, o grupo ativista diz que o ideal seria que os burros não tivessem que carregar qualquer peso mas como isso não é possível, que carreguem no máximo 44 kg e divulgou um novo vídeo mostrando como os burros sofrem feridas e exaustão enquanto trabalham no calor de 30ºC. As informações são do Daily Mail.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

1 COMENTÁRIO

  1. Estive em santorinite e fiquei chocada com isso…me perguntando como ainda alguém que tem poder para defender os animais não havia feito algo em relação a isso?
    Os animais sobem uma imensa escada ,a escada é feita de pedra lisa onde eu quase cai varias vezes e depois comecei a subir de teleférico(e olha que sou professora de atividades fisica e dança sou acostumada com equilibrio e etc)…os burros com focinheiras subiam aquela escada com pessoas em cima ,escorregavam a todo hora caim por ser lisa a escada e os donos batendo com a corda ainda…Um absurdoo …onde posso denunciar isso?como posso ajudar??

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui