EnglishEspañolPortuguês

Estudo revela que avós orcas aumentam a chance de sobrevivência dos filhotes

12 de dezembro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Centro de Pesquisa de Baleias KENNETH BALCOMB
Foto: Centro de Pesquisa de Baleias KENNETH BALCOMB

Um novo estudo revela que avós baleias orcas aumentam as taxas de sobrevivência de seus netos.

A pesquisa descobriu que as taxas de sobrevivência são ainda maiores se a avó já tiver passado pela menopausa.

As descobertas trazem revelações valiosas sobre o mistério da menopausa, ou por que as fêmeas de algumas espécies vivem muito depois de perderem a capacidade de se reproduzir.

Apenas cinco animais conhecidos experimentam o fenômeno: baleias orcas, baleias-piloto de barbatana curta, belugas, narvais e humanos.

Nos seres humanos, existem evidências de que as avós humanas ajudam na sobrevivência de seus filhos e netos, uma hipótese chamada “efeito avó”.

Foto: Centro de Pesquisa de Baleias KENNETH BALCOMB
Foto: Centro de Pesquisa de Baleias KENNETH BALCOMB

Essas descobertas sugerem que o mesmo efeito ocorre nas orcas.

“Se uma avó morre, nos anos seguintes a sua morte, seus netos têm muito mais chances de morrer”, disse o principal autor Dan Franks, da Universidade de York, localizada em Toronto, no Canadá.

O cientista disse que o efeito foi ainda maior quando uma avó pós-reprodutiva (que já tenha passado pela menopausa) morreu.

“Isso pode explicar os benefícios das fêmeas que vivem muito tempo após a reprodução”, disse ele. “Do ponto de vista evolutivo, eles ainda podem transmitir seus genes e legado genético, ajudando seus netos”.

Em outras palavras, ao não continuar se reproduzindo, as avós baleias podem realmente estar fazendo mais para garantir que seus genes sejam transmitidos do que se estivessem se reproduzindo.

Os pesquisadores analisaram 36 anos de dados do censo fotográfico de duas populações de baleias assassinas na costa do Pacífico Norte do Canadá e nos Estados Unidos. Cada população era composta de várias vagens com vários grupos familiares.

O estudo foi publicado na revista Proceedings da National Academy of Sciences USA.

Liderando o grupo

Ao explicar por que as avós podem ter um impacto tão grande nas taxas de sobrevivência dos filhotes, Franks disse que pesquisas anteriores mostraram o importante papel de liderança que as baleias orcas desempenham.

Foto: Centro de Pesquisa de Baleias KENNETH BALCOMB
Foto: Centro de Pesquisa de Baleias KENNETH BALCOMB

Elas tendem a estar na frente do grupo quando procuram comida, confiando em seu vasto conhecimento, ecológico e ambiental. Ele disse que por não conseguir se reproduzir, “elas podem estar em uma posição melhor para liderar o grupo”.

Ele observou que o impacto das avós em seus netos era especialmente forte em momentos de necessidade, como a escassez de salmão (alimento).

As orcas fêmeas mais velhas foram observadas alimentando diretamente seus filhos e netos com peixes.

Os pesquisadores também suspeitam que as avós estão desempenhando um papel que é familiar aos seres humanos – o de babá.

“Quando uma mãe mergulha para pescar, a avó pode ficar com seus netos”, disse Franks.

Ele disse que os pesquisadores vão capturar imagens de drones para observar o comportamento das orcas e entender melhor as interações entre diferentes membros da família.

Falta de concorrência

Outra razão pela qual a menopausa pode tornar as avós mais úteis para a sobrevivência de suas famílias é a diminuição da competição.

Se as avós e as filhas tivessem filhos ao mesmo tempo, elas competiriam por recursos, incluindo a atenção da avó.

Franks disse que isso pode explicar por que as avós não continuam a se reproduzir ao longo da vida e também ajudam a cuidar dos netos. As informações são da BBC.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo