EnglishEspañolPortuguês

Baterista Tommy Lee pede fim da crueldade contra burros na Grécia

10 de dezembro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Os turistas deveriam pegar o teleférico”, exortou Tommy Lee (Fotos: Getty/CNN)

Considerada a mais espetacular das ilhas que adornam as águas cintilantes do Mar Egeu, Santorini é uma referência paradisíaca do que restou de uma civilização micênica que existiu a 3,6 mil anos, quando um vulcão explodiu, restando somente fragmentos rochosos.

No entanto, em meio a tantas histórias e belezas, nem tudo que se testemunha em Santorini é agradável aos olhos. Pelo menos para quem não gosta de ver animais sofrendo. Na ilha grega, um dos passeios mais famosos até a cidadezinha de Fira, no topo de uma escarpa, pode ser feito por meio de um teleférico, que não leva mais do que dois minutos e oferece o bônus de vistas deslumbrantes. Ou pode ser feito a pé, o que não leva mais do que 30 minutos de caminhada.

Porém, muitas pessoas ainda optam pela opção “autêntica” ou “à moda antiga”, que significa montar sobre o lombo de um burro ou de uma mula, obrigando o animal a transportá-lo. O trajeto em zigue-zague não é fácil e quem presta atenção no animal percebe o esforço descomunal que ele é condicionado e obrigado a fazer para cumprir o trajeto.

E foi isso que motivou o músico Tommy Lee, mais conhecido como baterista da banda de hard rock Mötley Crüe, em parceria com a organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA), a enviar este mês uma carta ao ministro grego Makis Voridis pedindo o fim da crueldade contra burros na Grécia.

“Sinto-me honrado por ter nascido em Atenas e, para onde quer que eu viaje com o Mötley Crüe, proclamo com orgulho a minha herança grega. Mas há um problema que estraga a reputação da Grécia que espero que ajude a resolver: o repugnante abuso de burros e mulas, utilizados para levar turistas a subidas íngremes da colina de Santorini.”

Tommy Lee disse que visitou a ilha no último verão e recusou-se a andar de burro até o centro da cidade. “Fiquei especialmente zangado ao saber que uma lei aprovada há alguns anos para ajudar os burros não está sendo cumprida. Os turistas deveriam pegar o teleférico”, exortou.

E acrescentou: “Em vez disso, eles se amontoam sobre os burros, que são forçados a transportar seres humanos para cima e para baixo nos 500 degraus do porto até a velha cidade de Fira e várias vezes ao dia. Selas inadequadas causam sérias inflamações que frequentemente não são tratadas. Os animais não têm proteção contra o sol escaldante da Grécia.”

O baterista se junta a outros artistas que também têm feito campanha contra o passeio de burros em Santorini – como o guitarrista do The Smiths, Johnny Marr.

Se você também se opõe à prática, você pode colaborar com um abaixo assinado da PETA – clique aqui.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo