Peixe-boi Vitória é encontrada morta dias após ser reintroduzida em estuário


Vitória foi encontrada em 2015, no Rio Tinto, ainda com o cordão umbilical. Ela foi resgatada e submetida a um longo processo de reabilitação


A peixe-boi “Vitória” foi encontrada morta na quinta-feira (5) nas proximidades da Praia de Pavuna, na Paraíba. O animal, que completaria cinco anos neste mês, foi reintroduzida no estuário da Barra do Rio Mamanguape há pouco mais de uma semana.

Foto: Reprodução/Youtube

Vitória havia sido resgatada em 2015 no Rio Tinto e passou por reabilitação durante quatro anos. As informações são do portal G1.

O projeto Viva o Peixe-Boi Marinho (PVPBM) explicou que Vitória estava sob monitoramento do projeto e de uma equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape por meio de um satélite. Nos primeiros dias, ela se alimentou bem, interagiu com outros animais da espécie e ganhou independência.

Na quarta-feira (4) à noite, porém, um colaborador de uma comunidade litorânea informou o projeto que havia um peixe-boi morto na região. Ao chegar no local, a equipe constatou que se tratava de Vitória. Um exame deve indicar a causa da morte.

Órfã, Vitória foi encontrada ainda com o cordão umbilical em 2015. Resgatada, ela foi levada para o  Centro de Reabilitação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, na Ilha de Itamacará, em Pernambuco, e passou quatro anos em oceanários.

Em abril de 2019, a peixe-boi ficou em um recinto de readaptação em ambiente natural por sete meses na APA. No dia 24 de novembro, já apta para soltura, ela foi reintroduzida ao estuário.

Um curta-metragem que mostra a operação feita para devolver o animal à natureza foi lançado em novembro. O filme recebeu o nome de “Vitória” e tem 15 minutos de duração.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DESCARTE IRRESPONSÁVEL

BOA AÇÃO

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ

PAUTA EMERGENCIAL

SOLIDARIEDADE

GESTO DE AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>