Número de onças no Corredor Verde duplicou em 11 anos

David Arioch
dezembro 3, 2019

Para alcançar esse objetivo, Brasil, Argentina e Paraguai mantêm um acordo de longa data para fins de preservação da espécie | Pixabay

De 2008 a 2019, duplicou o total de onças-pintadas vivendo no Corredor Verde, na bacia do Alto Paraná. Há 11 anos, apenas 50 onças viviam no local, hoje já são pelo menos 100, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Mas a meta é chegar a pelo menos 250 onças até 2030, de acordo com o Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap). Para alcançar esse objetivo, Brasil, Argentina e Paraguai mantêm um acordo de longa data para fins de preservação da espécie.

Considerada o maior felino das Américas, a onça precisa de grandes áreas para sobreviver, e hoje isso só tem sido possível em áreas de preservação, embora a espécie possa ser encontrada em biomas como Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga. Nesta última, a sua ameaça tem se intensificado há muito tempo, inclusive sendo classificada como “criticamente em perigo de extinção”.

No Corredor Verde, o projeto Onças do Iguaçu, colocado em prática na região que compreende o Parque Nacional do Iguaçu, é responsável por estudar o deslocamento, comportamento, dieta das onças e por monitorar os animais por meio de armadilhas fotográficas.

Onça que pode estar prenha é flagrada no Parque do Iguaçu

Em outubro, uma onça que pode estar prenha foi flagrada no Parque Nacional do Iguaçu, renovando a esperança de reprodução da espécie ameaçada de extinção também na Mata Atlântica.

A coordenadora do projeto Onças do Iguaçu, Iara Barros, disse que é comum uma onça-pintada ter no máximo dois filhotes. Ela explicou também que atualmente há 80 “armadilhas fotográficas” distribuídas nos 185 mil hectares do parque, com fins de preservação da fauna.

Em 2009, o censo registrou 11 onças-pintadas no lado brasileiro do parque. O último censo, de 2016, apontou 22. Somando com o lado argentino, a estimativa atual é de 100 onças vivendo no Corredor Verde.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Você viu?

Escute Foto: Instagram @saminthewild_

Escute Pixabay O aquecimento

Escute Pixabay Os guepardos

Escute Shutterstock Fernanda* tem

Escute Divulgação A grande

Pixabay Líderes mundiais estão

Pixabay Fornando Tortato normalmente

Ativistas em defesa dos

Lincoln e seu amigo

Escute Pixabay Uma superenzima


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>