Espanha

Turistas com mais de 80 kg serão proibidos de montar em burros em Costa do Sol

Além do limite de peso para proteger os animais, a nova lei melhorará as inspeções e a higiene nas paradas e estábulos dos burros

Foto: Solarpix.com
Foto: Solarpix.com

Os turistas que pesarem mais de 80 quilos serão proibidos de usar os famosos e cruéis “táxis de burro” em um popular resort na Costa del Sol.

Os chefes de conselho da Vila de Mijas Pueblo, no alto da colina, planejam implantar a regra até 1º de janeiro, após um curto período de consulta pública.

Além de um limite de peso para proteger os animais de turistas pesados, uma nova lei melhorará as verificações e a higiene veterinária nas paradas e estábulos dos burros.

A prefeitura anunciou as mudanças depois de chegar a um acordo com os tutores dos animais, condutores de burros e associações locais de direitos animais.

Foto: Solarpix.com
Foto: Solarpix.com

Os ativistas passaram anos reclamando sobre como os burros, tradicionalmente uma grande atração turística em Mijas Pueblo, são tratados.

Em setembro de 2015, o tutor de um animal demitiu um funcionário filmado abusando de um burro em uma violenta tentativa de colocá-lo em pé.

O funcionário foi demitido depois que o conselho local anunciou que estava abrindo uma investigação sobre o tratamento de choque destinado aos animais.

Salvador Torres, porta-voz dos guias de jumentos, disse que ele e seus colegas têm um “grande interesse” que os animais sejam tratados da melhor maneira possível.

Veronica Sanchez, diretora do refúgio de burros El Refugio del Burrito, subsidiária do Donkey Sanctuary no Reino Unido, disse à imprensa local: “Estamos muito felizes por ter chegado a esse ponto, onde o conceito de bem-estar animal é incorporado com medidas específicas”.

Foto: Solarpix.com
Foto: Solarpix.com

Em dezembro de 2014, um homem que pesava cerca de 150 kg foi acusado de matar um burro por montar nele durante uma exibição da Natividade em Lucena, perto de Córdoba, no sul da Espanha.

Mais tarde, o Refugio del Burrito anunciou que estava entrando com uma queixa contra o homem de 38 anos para tentar garantir que ele fosse processado.

Mijas Pueblo é tradicionalmente considerada como uma das mais belas aldeias brancas da região da Costa del Sol e recebeu a marca de capital do “burro-taxi”, o termo espanhol para o táxi de burro.

A aldeia fica apenas a 20 minutos do aeroporto de Málaga. Entre os visitantes famosos estão David e Victoria Beckham, que passaram algum tempo na vila quando o futebolista aposentado jogava pelo Real Madrid.

O partido político dos direitos animais, PACMA, também se manifestou em oposição aos táxis de burro, alegando que os animais sofrem ferimentos e doenças dolorosas por causa da “exploração diária”.

Em novembro do ano passado, a organização alegou que um burro morreu sem assistência veterinária adequada após sofrer de cólica intestinal.

Nota da Redação: a nova lei trata-se apenas de uma medida paliativa, uma vez que não coloca um fim na exploração dos burros. Usar animais para benefício próprio, visando lucro e conforto à custa de sofrimento e escravidão é um abuso e uma violação do direito à liberdade desses seres sencientes.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

1 COMENTÁRIO

  1. Deveria ser extinto esse tipo de atividade. Coitadinho isso é demais escravidão animal. Deveria ser só crianças com acompanhamento a pé do proprietário. Misericórdia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui