Procedimento inédito

Pele artificial é implantada em pinguim resgatado com lesão na cabeça

Foto: R3 Animal / Reprodução

O pinguim foi resgatado com um corte profundo na cabeça e está sendo reabilitado para retornar à natureza


Um pinguim-de-magalhães recebeu uma “pele artificial” para tratar uma lesão na cabeça. O animal foi resgatado em Laguna (SC) e está recebendo tratamento veterinário em Florianópolis.

Foto: R3 Animal / Reprodução

O pinguim foi resgatado no dia 14 de agosto com um corte profundo na cabeça. Ele está recebendo cuidados das equipes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Associação R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

O ferimento deixou exposta a musculatura e parte do crânio do pinguim. Para ajudar no processo de cicatrização, a pele artificial foi a opção escolhida. É a primeira vez que a equipe realiza esse procedimento. As informações são do G1.

Foto: R3 Animal / Reprodução

A pele sintética, no entanto, não tem apenas um efeito curativo, mas também diminui a exposição da área, evita a aproximação de insetos e permite que o uso de antibióticos seja reduzido.

Após dez dias de tratamento, o animal foi levado pela equipe da Udesc para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), onde continua recebendo cuidados. Quando estiver reabilitada, a ave será devolvida à natureza.

Ao encontrar animais marinhos mortos ou feridos no litoral de Santa Catarina, a orientação é acionar os profissionais pelo telefone 0800 642 3341.

Foto: R3 Animal / Reprodução

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui