EnglishEspañolPortuguês

Peixe-boi é devolvido à natureza no Amapá

5 de novembro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Apelidado de Victor Maracá, o animal foi transportado entre os dias 29 e 30 de outubro por 580 quilômetros entre Macapá e Oiapoque (AP) (Foto: Ibama)

Na semana passada, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com o apoio do Exército devolveram um peixe-boi à natureza. O animal foi resgatado ainda filhote em 2013 depois de encalhar em uma rampa de embarcações na área urbana de Amapá (AP).

Como os técnicos do ICMBio não localizaram a mãe do peixe-boi à época, ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Macapá (AP), onde recebeu cuidados com apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).

Apelidado de Victor Maracá, o animal foi transportado entre os dias 29 e 30 de outubro por 580 quilômetros entre Macapá e Oiapoque (AP) e colocado em um recinto especial para adaptação no Rio Curipi, na Terra Indígena (TI) Uaçá.

“Depois da reabilitação do animal foi verificada a viabilidade de soltura próximo ao local de resgate”, informa o Ibama. Em reunião com caciques da região, com apoio da Funai, foi autorizada a construção do recinto e a comunidade indígena se dispôs a auxiliar nos cuidados com a área.

O peixe-boi deve permanecer alguns meses no recinto de ambientação sendo monitorado até ser considerado apto para a soltura definitiva.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo