EnglishEspañolPortuguês

ONG processa governo e responsáveis pelo transporte de navio de mais de 60 mil ovelhas vivas

19 de novembro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: NSPCA
Foto: NSPCA

A maior e mais antiga organização de defesa e proteção dos direitos animais, NSPCA, (National Council of Societies for the Prevention of Cruelty to Animals/Conselho Nacional de Sociedades para a Prevenção da Crueldade contra Animais) da África do Sul, confirmou quinta feira última (14) que apresentou acusações criminais contra vários grupos, entre eles o Departamento de Agricultura, que estão envolvidos na terrível exportação de 60 mil ovelhas vivas da África do Sul para o Oriente Médio no mês passado.

Também foram apresentadas acusações de abuso de animais contra o departamento de Reforma Agrária e o Desenvolvimento Rural (DALRRD), o departamentos de Desenvolvimento Rural de Cidade do Cabo e contra os proprietários e capitão do navio Al Shuwaikh e o contra Page Farming Trust.

Conforme relatado anteriormente pela mídia mundial, apesar da indignação global e de uma campanha da NSPCA, o governo da África do Sul ainda assim aprovou a exportação dos animais.

Foto: World Animal News/Reprodução
Foto: World Animal News/Reprodução

“Muitos animais não sobreviverão à jornada; as mortes acumuladas nas frotas de Al Mawashi, de 1980 até o primeiro semestre de 2017, somam mais de 1,5 milhão de mortes”, disse a inspetora sênior, Grace De Lange, gerente da Unidade de Proteção de Animais de Fazenda da NSPCA, em uma declaração de setembro.

“Aqueles que sobreviverem à viagem enfrentarão os horrores de chegar a um país onde não há leis de proteção animal. Eles serão empurrados para dentro de caminhões e manuseados de forma desumana, apenas para serem mortos ainda totalmente conscientes, geralmente por matadouros não qualificados e na presença de outros animais”.

A NSPCA monitorou o recente processo de carregamento e as violações nos termos da Lei de Proteção aos Animais nº71 de 1962 foram observadas e documentadas pelos inspetores da NSPCA, bem como pelos inspetores de várias SPCAs (ONGS afiliadas à NSCPA) de Cidade do Cabo Oriental.

Foto: World Animal News/Reprodução
Foto: World Animal News/Reprodução

As condições a bordo do navio Al Shuwaikh incluíam níveis perigosos de amônia em alguns dos conveses fechados, ambientes sujos, incluindo fezes nas valas de água e comida, além de outras sérias preocupações com o bem-estar dos animais.

No cais e no confinamento, os animais foram tratados de maneira desumana e foram feitas tentativas de carregar ovelhas doentes, feridas e mancas. Infelizmente, esses pobres seres sencientes pareciam não significar nada para os funcionários e exportadores.

“Nosso pedido de tratamento humano dos animais caiu em ouvidos surdos”, disse De Lange em um comunicado feito dia 14 de novembro: “Testemunhar o sofrimento dessas ovelhas antes mesmo da partida do navio e assistir o Al Shuwaikh partir foi muito difícil, mas também confirmou a determinação da NSPCA de advogar por justiça em seu nome”.

Foto: NSPCA
Foto: NSPCA

De acordo com De Lange, documentos com as evidências relevantes foram entregues aos Serviços de Polícia da África do Sul, que agora deverão obter declarações dos acusados.

A NSPCA também se reuniu com seu advogado, que confirmou que a organização tem um caso para ser apresentado ao Supremo Tribunal. A intenção não é apenas garantir que o Al Shuwaikh não retorne às costas da África do Sul, mas também desafiar a questão da exportação de animais vivos por mar. As informações do World Animal News.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo