EnglishEspañolPortuguês

Óleo pode chegar ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, alerta Inpe

2 de novembro de 2019
1 min. de leitura
A-
A+

O Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta sexta-feira (1º) que o óleo que atinge o Nordeste pode chegar aos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

Foto: Itana Alencar/G1 BA

“A hipótese do Inpe é de que há óleo em oceano aberto e que pode chegar até a costa de outros estados do país, incluindo o sudeste”, disse o oceanógrafo Ronald Buss de Souza, durante entrevista coletiva. Souza é o líder do grupo de pesquisa sobre o assunto e vice-diretor interino do Inpe.

Um relatório sobre o caso foi entregue à Marinha na tarde de sexta-feira, segundo informações do Estadão.

O Inpe foi convidado pela Marinha a colaborar com as investigações sobre o vazamento de óleo apenas no último dia 25. O Instituto faz levantamentos sobre o tema através de uma tecnologia que estima por onde manchas de óleo podem estar se deslocando.

Um direcionamento específico do satélite CBERS será feito a partir de agora para que sejam obtidas imagens de alto-mar em áreas determinadas.

“O ponto é que existe mais óleo para vir e podemos mostrar onde está, antes que chegue às praias”, disse Souza.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo