Vazamento

Óleo encontrado no Espírito Santo é o mesmo que atingiu o Nordeste, diz Ibama

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Conceição da Barra

O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro afetado pelas manchas de óleo


O Ibama confirmou que o óleo encontrado em três praias do Espírito Santo é o mesmo que atingiu o litoral do Nordeste. Até segunda-feira (11), haviam sido atingidas as localidades de Itaúnas e Bugia (Conceição da Barra), mangue de Mariricu, Barra Nova e Urussuquara (São Mateus), e Cacimbas (Linhares).

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Conceição da Barra

Na praia de Guriri, em São Mateus, foram encontrados indícios leves do óleo – que serão submetidos à análise. A limpeza das praias está sendo realizada por militares da Marinha e do Exército. Os locais não foram interditados para banhistas.

De acordo com a Marinha, a presença de pequenas manchas de óleo diminuiu na segunda-feira (11), especialmente na cidade de Conceição da Barra.

Nas ações de limpeza, 400 kg de material, a maior parte constituída de areia, foram retirados das praias do estado.

O óleo chegou ao Nordeste no dia 30 de agosto, na Paraíba. O petróleo cru tem contaminado o ecossistema e afetado os animais marinhos. Muitos deles foram encontrados mortos.

Além do Espírito Santo, outros nove estados brasileiros foram atingidos pelo petróleo: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui