Crime

Moradores denunciam maus-tratos a animais em área de supermercado na Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

A denúncia indica que cachorros abandonados foram dopados para serem retirados de uma área de propriedade do supermercado em Vitória da Conquista


Moradores de Vitória da Conquista, na Bahia, denunciaram que cachorros estão sofrendo maus-tratos em uma área de propriedade de um supermercado da cidade. Os animais estariam sendo retirados do local por uma empresa especializada no combate de pragas que teria sido contratada pelo estabelecimento.

Foto: Reprodução/TV Bahia

Imagens gravadas no último dia 15 de novembro mostram cachorros cambaleando pelo local. As informações são do G1.

O caso foi denunciado à Liga Protetora de Animais. “Antes eles dopavam os animais para poder levar. Uma ONG citada [pela empresa de pragas], emitiu uma nota desmentindo que teria recebido animais e que não estava de acordo com a atitude da empresa [de pragas]”, explicou Saulo Botelho, membro da entidade.

O supermercado emitiu nota por meio da qual alegou que não compactua com ações que ferem os direitos ou colocam em risco o bem-estar animal e negou que cães tenham sido capturados no local. O estabelecimento disse ainda que o estacionamento é monitorado por câmeras.

O supermercado lamentou o ocorrido e informou que contratou uma empresa para retirar cães abandonados no local e levá-los para entidades após clientes reclamarem da presença dos animais no espaço. O contrato firmado com a empresa teria sido seguido, mas o serviço foi cancelado.

A prefeitura afirmou, por meio de nota, que animais só devem ser resgatados quando apresentarem zoonoses, como raiva ou leishmaniose, segundo critérios do Ministério da Saúde.

Nenhum caso foi notificado na cidade nos últimos anos, de acordo com a Secretaria de Saúde. A administração municipal afirmou ainda que um serviço de zoonoses funciona em convênio com uma clínica veterinária e que a implantação de um centro de zoonoses é prioridade.

Uma reunião foi realizada entre o supermercado, a prefeitura e integrantes de ONGs, na qual propostas de parcerias para cuidar dos animais foram apresentadas. A prefeitura disse que vai continuar orientando empresas sobre animais abandonados e realizando ações de conscientização.

O supermercado se desculpou pela ação, segundo a administração municipal, e as respostas às propostas feitas serão apresentadas ao Conselho Estadual de Medicina Veterinária.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui