EnglishEspañolPortuguês

Itália é o primeiro país a tornar obrigatório o estudo das mudanças climáticas nas escolas

10 de novembro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Incêndio na Floresta Amazônica, setembro de 2019 | Foto: The Telegraph
Incêndio na Floresta Amazônica, setembro de 2019 | Foto: The Telegraph

O ministro da Educação da Itália anunciou na terça-feira última (05), que uma nova legislação faz do país o primeiro do mundo a tornar obrigatório o estudo das mudanças climáticas nas escolas.

Segundo uma nova lei, todas as escolas estaduais dedicarão cerca de uma hora por semana às questões de sustentabilidade e mudança climática a partir do início do próximo ano acadêmico, disse o ministro Lorenzo Fioramonti. Isso equivaleria a cerca de 33 horas por ano.

“Este é um novo modelo de educação cívica centrado no desenvolvimento sustentável e nas mudanças climáticas”, disse o ministro ao jornal The Telegraph.

“É uma nova matéria que será ensinada do primeiro ao 13º ano, dos seis aos 19 anos”.

O plano de estudos será baseado nas 17 metas de desenvolvimento sustentável da ONU, incluindo como viver de forma mais sustentável, como combater a poluição dos oceanos e como lidar com a pobreza e a injustiça social.

“A Itália será o primeiro país do mundo a adotar esse quadro de disciplinas”, disse Fioramonti.

“Existem países como o Butão que se concentram na felicidade e no bem-estar, e não no PIB, mas é a primeira vez que um país toma a agenda da ONU e a transforma em modelo de ensino”, disse o ministro, membro do Movimento Cinco Estrelas, que está em coalizão com o Partido Democrata, de centro-esquerda.

Ele foi nomeado ministro da Educação há dois meses, quando a nova coalizão foi formada após o colapso do governo anterior, precipitado por Matteo Salvini, da Liga, ao retirar seu apoio.

Em setembro, quando milhões de crianças em todo o mundo participaram das marchas da Fridays for Future (Sextas-feiras para o Futuro), ele condenou os críticos dizendo que as crianças italianas deveriam ter permissão de faltar à escola por um dia.

A coalizão tem apenas dois meses, mas os dois partidos já estão em desacordo com o orçamento de 2020 e tiveram uma derrota humilhante em uma eleição regional na Umbria.

A Liga da Direita, apesar de estar em oposição, continua sendo de longe o partido mais popular da Itália, com mais de 30% de apoio dos eleitores.

Fioramonti disse estar confiante de que a coalizão durará o resto da legislatura, mas que, mesmo que não o faça, sua iniciativa sobreviverá.

“A lei foi aprovada. Portanto, a menos que exista um novo governo que realmente odeie a lei e a destrua, ela será implementada. Isso envolve questões muto além deste governo”.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo