Austrália

Gatos terão que andar em coleiras de acordo com a nova lei

A nova regulamentação prevê que os felinos que estiverem sem a supervisão de tutores e longe da área de suas residências podem ser retidos pelas autoridades e os guardiães condenados a pagar multa

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Os gatos agora terão que ser levados para passear com coleiras de acordo com as  novas leis que os proíbem de sair sozinhos na Austrália.

O conselho da cidade de Darwin, que fica no Território do Norte do país, colocou em vigor a nova Política de Contenção de Gatos no subúrbio em desenvolvimento de Muirhead, na noite de terça-feira (22).

O conselho introduziu a política para ajudar a reduzir os impactos dos gatos domésticos no meio ambiente. As novas leis também foram estabelecidas para impedir ataques de gatos a outros animais.

A política foi introduzida pela vereadora Robin Knox, que espera estender as novas leis a outros subúrbios.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

“Inicialmente, estou pedindo que a nova regulação seja aplicada em Muirhead, mas no futuro poderemos estender a norma a outros locais”.

Leis semelhantes foram propostas por outros estados australianos.

Em certas áreas do ACT (Australian Capital Territory), os gatos precisam ficar dentro de suas casas e, se encontrados fora, o tutor pode receber uma multa de até 1500 dólares.

Um aumento no número de gatos em situação de rua e selvagens em Perth levou o governo da cidade a considerar a introdução do toque de recolher limitando os gatos a suas casas entre o pôr e o nascer do sol – ou poderia proibir os gatos de se aventurarem do lado de fora.

A cidade de Mount Barker, no sul da Austrália, também deve introduzir um toque de recolher para gatos no próximo ano. Os gatos não poderão sair de casa entre 20h e 7h. Os residentes também não poderão manter em sua residência mais de dois gatos.

Tess Cooper, supervisor de gerenciamento de animais da cidade de Darwin, disse ao Daily Mail Australia: “A Defense Housing Australia está desenvolvendo dois parques de passeio ao lado da Lee Point Road. A Lee Point Road fica ao lado da Reserva Costeira Casuarina, que protege os principais valores ecológicos em nível local, onde o habitat de espécies nativas está diminuindo rapidamente”.

“Essa discussão reacendeu a questão da contenção dos gatos e a necessidade do Conselho garantir políticas e estratégias com esse fim.  Essas medidas serão aplicadas em todo o município de Darwin”, disse Cooper.

“Se for descoberto que os gatos estão longe de suas residências habituais e não estão sob supervisão dos tutores, o animal pode ser apreendido e o tutor pode arcar com uma multa de 157 dólares pela infração”, concluiu o supervisor.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui