Ciência

Estudo revela que cães atingem a meia-idade aos dois anos

A análise descobriu como os cães envelheciam, concentrando-se no sequenciamento do DNA em 104 cães com idades entre quatro semanas e 16 anos. A estrutura genética contém marcas que mudam com o tempo à medida que a célula amadurece

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Novas pesquisas desmentiram a teoria de que os cães envelhecem sete anos na idade animal para cada ano humano. Pesquisadores da Universidade da Califórnia revelam que também descobriram que os cachorros atingem a meia-idade aos dois anos de idade.

Embora os cães tenham tendência de envelhecer mais lentamente do que os seres humanos na vida adulta, quando chegam aos três anos – e possivelmente ainda estão se “dando bem ao fazerem travessuras” por serem considerados jovens – os cães têm mais idade que um ser humano de 50 anos de idade, segundo a pesquisa da universidade.

O estudo analisou como os cães envelheciam, concentrando-se no sequenciamento do DNA em 104 cães da raça labrador com idades entre quatro semanas e 16 anos. O DNA contém marcas que mudam com o tempo à medida que a célula amadurece, permitindo que os cientistas rastreiem a idade biológica do animal.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Depois de avaliar os resultados dos cães, os pesquisadores compararam suas descobertas com as de 300 seres humanos. Um filhote de oito semanas foi considerado o equivalente a um bebê de nove meses devido ao estágio em que ambos desenvolvem seus primeiros dentes.

Aos dois anos de idade, o DNA do labrador era equivalente a um ser humano no início dos 40 anos, em vez dos 14 anos de idade, como a fórmula tradicional sugeriria. No entanto, o envelhecimento diminui em cães ao longo do tempo, o que significa que, aos 10 anos de idade, um labrador é semelhante a uma pessoa com 68 anos.

Isso está relacionado à fórmula usada há tempos para calcular a idade dos cães, desenvolvida com a suposição de que a maioria dos caninos viveu até cerca de 10 anos, enquanto os seres humanos viveram até cerca de 70 anos.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Os pesquisadores disseram: “A expectativa de vida dos labradores, de 12 anos, traduziu corretamente a expectativa mundial de vida dos seres humanos, 70 anos”.

Os cientistas propuseram um novo método para determinar a idade de um cão – multiplicar a idade em anos humanos por 16 e adicionar 31. Eles disseram que embora a mesma fórmula não se aplique a todos os tipos de cães, o conceito de maturação mais rápida é o mesmo para todas as raças.

Cães menores amadurecem mais rápido e tendem a viver mais tempo. Os chihuahuas podem viver por 20 anos, enquanto as raças médias geralmente atingem entre 10 e 13 anos de idade. Os dinamarqueses e outros cães grandes têm expectativa de vida entre oito e dez anos. As informações do jornal Metro UK.

Foto: Foto: Getty Images
Foto: Foto: Getty Images

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui