Empreendedorismo Ético

Dois empresários mexicanos criam couro vegano feito de cacto

O novo couro vegano chamado de “Desserto” tem o potencial de substituir o uso de couro animal nas indústrias da moda, móveis e fábricas automotivas

Foto: El Heraldo Mexicano
Foto: El Heraldo Mexicano

Os empresários mexicanos Adrián López Velarde e Marte Cázarez lançaram recentemente o “Desserto”, primeiro couro orgânico feito inteiramente a partir do cacto nopal (conhecido também como “pera espinhosa”).

O objetivo dos empreendedores era criar uma alternativa sustentável e livre de crueldade em relação ao couro de origem animal. O material é parcialmente biodegradável e possui as especificações técnicas exigidas pelas indústrias de moda, artigos de couro, móveis e automotiva.

Graças à sua flexibilidade, respirabilidade e durabilidade de pelo menos 10 anos, o couro de cacto tem a capacidade de substituir o uso de couro de animais e materiais sintéticos que não são ecologicamente corretos.

López Velarde e Cázarez deixaram o emprego para se concentrar no desenvolvimento do “Desserto”, também conhecido como couro vegano de cacto ou nopal. “Após dois anos de pesquisa e desenvolvimento, conseguimos produzir um material adequado que atenda às características e especificações técnicas/mecânicas exigidas pelas indústrias que usam couro animal ou sintético”, disse López Velarde à mídia Fashion United.

“Além disso, graças a sua composição orgânica, é respirável, o que torna o couro vegano de cacto ou nopal semelhante ao couro animal”, orgulha-se Velarde.

Os criadores apresentaram o “Desserto” no mês passado na Feira Internacional do Couro Lineapelle em Milão, na Itália, e já estão trabalhando com grandes grupos em indústrias diferentes para aplicações em potencial do produto.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui