EnglishEspañolPortuguês

Cientistas avisam que o derretimento do gelo pode elevar o nível do mar submergindo regiões costeiras

11 de novembro de 2019
5 min. de leitura
A-
A+
Foto cedida pela Divisão Antártica Australiana mostra um dente frouxo na plataforma de gelo Amery no leste da Antártica
Foto cedida pela Divisão Antártica Australiana mostra um dente frouxo na plataforma de gelo Amery no leste da Antártica | Foto: AFP/Getty Images

Cidades inteiras podem ser dizimadas pelo aumento do nível do mar, com milhões de pessoas deslocadas antes do final do século, alertam os cientistas.

Os níveis de água podem subir 11 pés (cerca de 3,35m) até o final do século, de acordo com estimativas baseadas em um período semelhante de aquecimento há 125 mil anos.

Estudando novos dados do “último interglacial”, um período de altos níveis do mar e baixos níveis globais de gelo, os cientistas acreditam que podem prever a taxa em que o próximo “aquecimento global extremo” poderá ocorrer.

Durante a “última interglacial”, as temperaturas da Terra eram apenas um grau mais quentes do que são agora.

O derretimento das calotas polares na Antártica fez com que o nível do mar subisse rapidamente – aproximadamente 3 metros a cada 100 anos.

Isso continuou por séculos, subindo para cerca de 11 metros acima dos níveis atuais, com áreas de terra cobertas por água.

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália estudaram corais fossilizados e sedimentos antigos do Mar Vermelho para analisar a taxa em que o último “aquecimento global extremo” aconteceu.

Enquanto o “último aquecimento interglacial” foi um fenômeno natural, o aquecimento que estamos experimentando agora é causado principalmente por atividades humanas, explicam os cientistas.

O autor principal do estudo, Professor Eelco Rohling, disse ao Daily Mail, em reportagem de 7 de novembro, que o último aumento do mar se deveu a instabilidades naturais do clima: “Estes eventos eram menores e mais lentos do que a perturbação climática causada por humanos de hoje”.

“Nosso estudo mostra claramente que a Antártica, há muito considerada um gigante adormecido quando o nível do mar sobe, é de fato o principal ator da questão. E pelo que estamos vendo, isso pode mudar em grandes quantidades e em prazos altamente relevantes para a sociedade, de maneiras que teriam efeitos profundos na infraestrutura humana”, disse o especialista.

Foto: EPA
O Copernicus Support Office divulgou esta imagem do iceberg D83 saindo da plataforma de gelo Amery na Antártica, em 20 de setembro de 2019 | Foto: EPA

O estudo mostra pela primeira vez quanta perda de gelo ocorreu na última região interglacial na Antártica, seguida pela Groenlândia.

Os cientistas alertam que os efeitos do aquecimento global causado pelo homem podem ser mais devastadores, pois atualmente estão aquecendo os dois polos na mesma proporção.

Se as camadas de gelo da Groenlândia e da Antártica derretessem completamente, haveria um aumento devastador de 90 metros nos níveis de água.

A co-autora do estudo, Fiona Hibbert, disse que na atual mudança climática causada por gases de efeito estufa, o rápido aquecimento atmosférico e oceânico ocorre nas duas regiões polares ao mesmo tempo.

O Dr. Hibbert completou: “Isso causa perda simultânea de gelo na Antártica e na Groenlândia”.

“Mas o que é vital lembrar é que a perturbação climática de hoje é maior e se desenvolve mais rapidamente do que a da última interglacial”.

“Como resultado, as taxas de aumento do nível do mar podem se desenvolver nos próximos séculos, ainda mais altas do que as encontradas para o interglacial que estudamos”.

O estudo foi conduzido em conjunto pelo professor Rohling e pelo Dr. Hibbert da ANU, com colegas da Austrália, Noruega, Espanha, Estados Unidos e Alemanha. Foi publicado na Nature Communications.

Mais evidências

Em fevereiro deste ano, um estudo realizado por pesquisadores do King’s College London descobriu que, no final deste século, o nível global do mar aumentará em um total geral de menos de 120 cm – um pouco menos dramático do que as previsões do “dia do juízo final” descrito por um artigo de 2016 em que cientistas norte-americanos estimaram que o nível do mar excederia dois metros no mesmo período.

Focas de Crabeater descansam no bloco de gelo na Antártica. A Península Antártica Ocidental é uma das áreas mais importantes biologicamente do Oceano Antártico e sofreu os impactos das mudanças climáticas mais do que em qualquer outro lugar da Terra | Foto: Florian Ledoux
Focas de Crabeater descansam no bloco de gelo na Antártica. A Península Antártica Ocidental é uma das áreas mais importantes biologicamente do Oceano Antártico e sofreu os impactos das mudanças climáticas mais do que em qualquer outro lugar da Terra | Foto: Florian Ledoux

Agora, o estudo realizado por pesquisadores da ANU prevê que há ainda mais motivos de alarme do que o “estudo do dia do juízo final” sugeriu pela primeira vez, com um aumento de 11 pés (3,35m) esperado no nível do mar a cada século.

O estudo vem em seguida da publicação de um artigo assinado por 11 mil dos maiores cientistas do mundo, declarando que um “sofrimento humano incalculável” é inevitável sem mudanças profundas e duradouras nas atividades humanas.

O documento declarou a emergência climática antes de fornecer um conjunto de ações eficazes que os humanos poderiam tomar.

Para limitar os danos causados pelas emissões de gases de efeito estufa dos seres humanos, o jornal exige mais controle sobre a crescente população global, que atualmente aumenta em mais de 200 mil pessoas por dia.

Acrescentando que o controle populacional teria que ser abordado com métodos que garantissem justiça social e econômica, a fim de sustentar um mundo moral e ecologicamente correto.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo