Indústria da carne é uma das maiores poluidoras do mundo


Criação de animais para consumo gera três bilhões de toneladas de resíduos poluentes por ano (Acervo: Global Research Canada)

De acordo com a organização de sustentabilidade Ceres, a indústria da carne, considerando toda a cadeia produtiva, responde por 1/3 do uso de água utilizada na produção de alimentos, além de promover o descarte de toneladas de resíduos poluentes de origem animal. A edição 2019 do relatório “Feeding Ourselves Thirsty”avaliou como as 40 maiores empresas de alimentos, que também respondem pelo maior uso de água, tem lidado com a questão do desperdício de água e poluição ambiental.

“As empresas de alimentos não estão apenas em risco devido à escassez de água, elas também são responsáveis ​​por isso. A agricultura está drenando rapidamente os aquíferos em muitas regiões do mundo e a produção de carne é um dos maiores poluidores das bacias hidrográficas do mundo”, informa o relatório assinado pela vice-presidente de inovação e avaliação da Ceres, Brooke Barton.

Lançado na segunda-feira (25), o documentário da BBC “Meat: A Threat to Our Planet?” ou “Carne: Uma Ameaça ao Nosso Planeta?” também aborda esse problema e destaca que no mundo todo a criação de animais para consumo gera três bilhões de toneladas de resíduos por ano, que acabam poluindo a terra, a água, destruindo a biodiversidade e ampliando as “zonas mortas” oceânicas, onde a vida marinha já é inexistente.

Um estudo publicado em 2018 pelo Institute for Agriculture and Trade Policy (IATP), Heinrich Boll Foundation e pela Grain, intitulado “The Meaty side of Climate Change”, revelou que só em 2016 a brasileira JBS, a Cargill e a Tyson Foods – as duas dos Estados Unidos, geraram mais gases do efeito estufa do que a França. As três entidades afirmam que apenas a JBS, Cargill e Tyson tiveram o mesmo impacto de todas as grandes companhias de petróleo.

Até hoje citado como referência, o documentário “Cowspiracy”, lançado em 2014 por Kip Andersen e Keegan Kuhn mostra que enquanto um vegano requer 0,6 hectare de terra por ano para se alimentar, um ovolactovegetariano precisa do triplo e uma pessoa com dieta onívora necessita de uma área 18 vezes maior que essa.

“Isto porque pode-se produzir 16 mil quilos de vegetais em 0,6 hectare e apenas 170 quilos de carne na mesma área. Uma dieta vegana também produz a metade de CO2 [dióxido de carbono] de uma dieta [tipicamente] onívora. E ainda gasta só 9% de combustíveis fósseis, 8% de água e 5% do solo”, frisa o filme.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?

DESPEDIDA

RETROCESSO

FINAL FELIZ

CRIMES

ENCALHE

LIVRE DE PRECONCEITOS

CRIME

POLUIÇÃO

EXPLORAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>