EnglishEspañolPortuguês

A ANDA completa hoje 11 anos defendendo os direitos animais

28 de novembro de 2019
6 min. de leitura
A-
A+

O portal da Agência de Notícias de Direitos Animais foi pioneiro no jornalismo animalista e estimulou uma revolução na forma de ver e retratar todos os seres vivos 

Foto Huoadg/Pixabay

São 11 anos de história com a missão de trazer à tona a situação dos animais no Brasil e no mundo visando mudanças que levem as pessoas a tratarem com respeito e igualdade todos os seres vivos. A celebração do décimo primeiro aniversário da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA) teve início no dia 04 de outubro, Dia Mundial dos Animais, com o lançamento do Global ANDA, a versão em inglês do portal que publica notícias sobre as questões animais e ambientais do Brasil.

A ANDA é abolicionista porque entende que o planeta Terra não pertence aos humanos, mas sim a todas as espécies que nele habitam, com igual direito a uma vida livre, onde cada animal possa fazer suas próprias escolhas.

Foto David Mark/Pixabay

Foi com essa proposta pioneira dentro do jornalismo que o portal nasceu e que vem, ao longo dos anos, motivando toda a mídia no sentido de abrir cada vez mais espaço para notícias que envolvam os animais, sejam casos de maus-tratos ou inspiradores. Se hoje há tantas reportagens sobre animais em jornais, revistas, rádios, TVs e portais no Brasil isso se deve, em grande parte, ao esforço da ANDA em mostrar que os animais são seres sencientes e sujeitos de direitos.

Foto Rudy and Peter Skitterians/Pixabay

A ANDA foi a primeira a divulgar e produzir um conteúdo 100% em defesa dos direitos animais abordando todo tipo de exploração, inclusive, a da indústria alimentícia. A ANDA se dedica ainda a iluminar histórias inspiradoras, que possam motivar as pessoas a ações mais éticas com relação aos animais.

Devido ao trabalho sério que realiza, a ANDA já foi convidada para eventos internacionais como o Animal Rights National Conference (Conferência Nacional de Direitos Animais) em Luxemburgo e o Animal Rights Academy, no Canadá.

Foto Nickbar/Pixabay

A fundadora do portal Silvana Andrade, jornalista com mais de 30 anos de experiência na imprensa brasileira, comenta: “A ANDA propõe uma linha editorial clara, nunca disfarçada de imparcial. Atuamos em favor dos direitos daqueles que não podem falar, com um ponto de vista abolicionista, que defende a libertação animal e o fim de qualquer arrogância humana de propriedade sobre os animais não humanos. É um trabalho corajoso e absolutamente profissional”.

Foto Brigipix/Pixabay

Cristina Palmer, advogada e membro da ONG Oito Vidas do Rio de Janeiro, acredita que a ANDA é fundamental para a conscientização dos direitos animais:  “Como profissional do Direito, posso dizer sem medo de errar que muitas ações danosas aos animais não teriam cessado sem sua valiosa cobertura e disseminação do ocorrido.  Muito obrigada à ANDA e equipe.  Que venham muito mais 11 anos.  Os animais precisam de voces!!!”.

Foto Yasemin Simit/Pixabay

Nesses anos todos, de fato, a ANDA colaborou para desfechos positivos em diversos casos envolvendo crimes de abuso e maus-tratos aos animais. A destacar a história da maior assassina de animais do país, Dalva Lina da Silva, que terminou condenada a 17 anos de prisão. A ANDA acompanhou o caso de perto mergulhando em detalhes e informando a população sobre cada passo da investigação até seu desfecho.

A histórica libertação de 150 beagles do Instituto Royal também foi amplamente divulgada pela ANDA, com 30 matérias publicadas apenas no dia do resgate dos cães. Outra libertação inédita no país e que teve amplo apoio e cobertura da ANDA foi a dos 14 cães usados como cobaias na Universidade Federal de Viçosa (MG). Pela primeira vez no Brasil cobaias foram libertadas por uma ação judicial.

Foto Csaba Nagy/Pixabay

Em 2018, a ANDA publicou diversas reportagens sobre a exportação de animais vivos, em navios que causaram extremo sofrimento aos bois durante semanas. Embora essa situação ainda não tenha sido resolvida, a ANDA mostrou à população essa antiga prática de exploração que até então era desconhecida tanto da sociedade quanto da mídia.

Foto Rene Hoegee/Pixabay

A ANDA também mostra o trabalho, as dificuldades e conquistas de diversas ONGs nacionais e estrangeiras.

Cintia Frattini, fundadora do Santuário Terra dos Bichos (que abriga cerca de 350 animais em SP, incluindo 65 porcos), diz: “Acredito que a ANDA seja o portal mais importante de notícias dentro do veganismo trazendo informação e a compreensão real do que significa o movimento no Brasil. A ANDA tem uma visão clara, límpida e absolutamente comprometida com a causa animal, o que proporciona tranquilidade para acreditarmos nas informações publicadas pelo portal devido à profundidade dos temas apresentados. A ANDA trouxe um diferencial muito grande ao noticiar o que acontece no mundo vegano e no não vegano. Pela credibilidade que a ANDA passa e pela humanidade em suas notícias, a gente fica muito feliz de ter uma agência que leva a todas as classes sociais verdade e consciência para as pessoas”.

Foto Yair Ventura Filho/Pixabay

Karina Somaggio, fundadora do Santuário Abraço Animal, focado principalmente no resgate de cavalos, parabeniza a equipe da ANDA: “É uma plataforma extremamente importante para o ativismo brasileiro, para a defesa dos animais e do meio ambiente. Vejo o portal muito importante também para que ativistas de outras partes do mundo saibam o que está acontecendo aqui. Por isso parabenizo toda a equipe da ANDA e que venham mais 11 anos de ativismo puro e de muita luta em favor dos animais. Muita luz e prosperidade para a Silvana e equipe”.

Foto Pete Linforth/Pixabay

A jornalista Eliana Miranda, protetora e ativista da causa animal diz: “A ANDA é simplesmente o melhor jornal eletrônico direcionado aos animais. Sempre focado no tema, atualizado e esclarecedor, graças ao trabalho impecável de profissionais dedicadas e conscientes, que também são engajadas na causa. Parabéns à ANDA pelos 11 anos e gratidão por fazer parte dessa luta!”.

Global ANDA

A ANDA agora é global: www.global.anda.jor.br.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

Ir para o topo