Pesquisa revela que holandeses consideram comer carne diariamente um hábito ultrapassado


Foto: Joel Alvarez - norden.org
Foto: Joel Alvarez – norden.org

Um estudo encomendado pela organização ambiental Natuur & Milieu – consultou a população da Holanda sobre suas atitudes em relação à carne. A pesquisa constatou que quase metade dos entrevistados concorda com a afirmação: “Comer carne todos os dias não é um hábito contemporâneo”.

O estudo incluiu mil pessoas. Em torno de 37% dos participantes disseram que comem de forma vegetariana ou vegana pelo menos um dia por semana.

A empresa responsável pelo estudo comentou que o resultado “oferece boas razões para esperar uma mudança em um futuro próximo”.

Povo holandês abandonando a carne

Outras pesquisas do início deste ano, analisaram os hábitos alimentares dos holandeses. Em um estudo com 20 mil pessoas, a empresa responsável pela análise descobriu que mais de 30% das pessoas diminuíram significativamente o consumo de carne motivadas principalmente pelo bem-estar animal e por preocupações ambientais.

As vendas de carne de origem animal estão em declínio, enquanto as carnes de origem vegetal estão se tornando mais populares nos supermercados holandeses. Em agosto, a empresa de pesquisa de mercado IRI Nederland divulgou dados mostrando que o número de produtos de carne vegana nos supermercados holandeses havia aumentado 51% desde 2017. No mesmo período, as vendas de carne bovina, suína e de caça (animais selvagens) caíram 9%.

Produtores de carne X queda de demanda

Cada vez mais produtores de carne estão recorrendo a alimentos à base de vegetais para se manterem relevantes. A gigante holandesa de carne Vion acaba de anunciar planos de transformar uma instalação de processamento de carne em uma fábrica de carne vegana. A instalação fica em Leeuwarden, na Holanda. Uma vez chegou a produzir em carne o equivalente a 2.500 vacas por semana. Agora a fábrica será usada para fazer a nova linha de carnes à base de vegetais da Vion, chamada ME-AT.

A marca de alimentos holandesa Unox da Unilever, com 81 anos e conhecida por vender carne enlatada, presunto e linguiça defumada, agora vende linguiça defumada vegetariana (Rookworst).

A Unox solicitou a ajuda da agência de publicidade Anthem para projetar a embalagem do novo produto. Sara Jones, diretora de design da Anthem, comentou: “Estamos orgulhosos de ter ajudado a equipe da Unox a responder e capitalizar as mudanças nos desejos dos consumidores e estamos animados em continuar explorando o design para um mundo em transformação, à medida que a marca procura diversificar sua gama de produtos”.

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