Foca se mostra tímida ao perceber que é o centro das atenções de fotógrafo da vida selvagem


Foto: Keith Elbombe/Solent News
Foto: Keith Elbombe/Solent News

Uma foca cinzenta se mostrou particularmente “tímida” ao notar que era alvo de uma câmera fotográfica, em adoráveis fotos em close-up tiradas por um fotógrafo profissional especializado em vida selvagem.

O macho adulto cobriu o rosto com a nadadeira e virou a cabeça para longe da câmera.

Mas a foca, deitada na areia molhada na costa inglêsa, parecia dar um sorriso ao fotógrafo ao abrir a boca.

Foto: Keith Elbombe/Solent News
Foto: Keith Elbombe/Solent News

As fotos foram feitas em Donna Nook, na costa baixa do norte de Lincolnshire, Inglaterra, depois que a foca do sexo masculino chegou à terra para acasalar-se com as fêmeas.

O fotógrafo profissional Keith Elcombe, 50, acredita que a foca, na verdade, podia estar realmente cansada. Ele disse: “Várias focas esfregavam o rosto com uma das nadadeiras, assim como as pessoas quando estão cansadas”.

“Essa imagem captura a foca fazendo exatamente isso. Sua boca se abre porque, de vez em quando, eles rosnam para avisar os outros para não chegarem muito perto”.

Foto: Keith Elbombe/Solent News
Foto: Keith Elbombe/Solent News

Elcombe, natural da cidade Andover, condado de Hants, disse que sua característica favorita das focas eram os “maneirismos humanos” que elas exibiam.

Ele acrescentou: “Todas as focas vêm à terra nesta época do ano para dar à luz seus filhotes”.

Depois que eles nascem, ficam na praia com os filhotes por algumas semanas antes de voltar para o mar. Os machos também vêm até praia quando se acasalam com as fêmeas logo após o parto.

Foto: J. Carter/Photographers UK
Foto: J. Carter/Photographers UK

Fotógrafos e visitantes devem ter muito cuidado ao observar as focas, pois a mãe pode abandonar seu filhote se eles pegarem o cheiro de humanos ou cães.

Havia cerca de 800 focas na areia salgada e lamacenta no momento em que as fotos foram tiradas com quase 250 filhotes andando ao redor na região.

A área repleta de vida selvagem é conhecida por sua população de focas cinzentas, com filhotes nascendo nas dunas de areia.

Foto tirada em Donna Nook | Foto: Neil Aldridge
Foto tirada em Donna Nook | Foto: Neil Aldridge

O número de filhotes de focas cinzentas na área aumentou nos últimos anos, com 1.676 nascidos na temporada de 2013 e um total de 2.066 em 2018.

A foca cinzenta pode ser encontrada nas duas margens do Oceano Atlântico Norte e reproduz-se em várias colônias ao redor da costa.

Mas, globalmente, a foca cinzenta é uma das espécies mais raras, com aproximadamente 50% vivendo nas águas britânicas e irlandesas.

Outras áreas conhecidas no Reino Unido para avistamentos de focas cinzentas incluem Blakeney Point em Norfolk, Farne Islands em Northumberland, Orkney Islands na Escócia e Skomer Island em Pembrokeshire. As informações são do Daily Mail.

Reserva Natural Donna Nook | Foto: Lincolnshire Trust
Reserva Natural Donna Nook | Foto: Lincolnshire Trust

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ABUSO

ÓRFÃO

COREIA DO SUL

SOB INVESTIGAÇÃO

AGRESSÃO BRUTAL

INSTINTO

VIDA NA RUA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>