‘Você não vai acabar com o desmatamento nem com as queimadas. É cultural’, diz Bolsonaro


Jair Bolsonaro afirmou ainda que pretende criar uma Medida Provisória para regularização fundiária nos estados que abrangem a Amazônia Legal


O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (20), que queimadas e desmatamento são culturais e que, por isso, não podem ser combatidos.

Foto: Sérgio Lima/PODER 360

“Você não vai acabar com o desmatamento nem com as queimadas. É cultural”, disse o presidente. As informações são do jornal Estadão.

Ao ser questionado sobre o aumento de 29,5% do desmatamento na Amazônia, considerado o maior desde 2018, o presidente se esquivou das perguntas. Bolsonaro também criticou a gestão de Marina Silva como ministra do Meio Ambiente.

“No período dela, tivemos a maior quantidade de ilícitos na região amazônica”, afirmou.

O presidente disse também que pretende criar uma Medida Provisória para regularização fundiária nos estados que abrangem a Amazônia Legal.

“Nós queremos é titularizar as terras. Uma vez havendo o ilícito, você sabe quem é o dono da terra. Hoje em dia você não sabe”, disse.

Na Medida Provisória estaria prevista a autodeclaração como método para entrega de títulos de terra. A proposta é defendida pelo secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura (MAPA), Nabhan Garcia.

Apesar do apoio do secretário, a medida é alvo de resistência. O temor é que a liberação para a autodeclaração permita que ocorra grilagem de terras e insegurança jurídica.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO

VISIBILIDADE

CANADÁ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>