A cidade de Paris, na França, deve proibir animais selvagens em circos após a publicação de uma resolução na semana passada.
Segundo a resolução, os circos que se candidatarem a operar em Paris enquanto estiverem usando animais selvagens terão permissões negadas a partir de 2020.
Animais selvagens em circos
A França ainda não aprovou a proibição nacional do uso desses animais – predominantemente leões, tigres, elefantes e papagaios, entre outros – apesar das pesquisas mostrarem que a maioria do povo francês é contra a prática e apesar de várias vilas e cidades terem suas próprias proibições.
Segundo relatos, entre 500 e 1.000 animais selvagens ainda estão confinados em dezenas de circos no país.
Muriel Arnal, presidente da organização de proteção animal One Voice, disse à AFP em 17 de novembro que esses seres “vivem em gaiolas minúsculas dentro de caminhões. Eles não têm onde se esconder, vivem estressados e também não têm nada para fazer. Depois são retirados dos cativeiros para o show ou para treinamento, que é sempre muito violento. Eles nunca estão em paz”.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.