EnglishEspañolPortuguês

Mudança climática está contribuindo com os incêndios na Austrália, dizem autoridades

17 de novembro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Adobe
Foto: Adobe

A velocidade, intensidade e abrangência dos incêndios nas florestas australianas têm causado vítimas animais e humanas e levado preocupação à população e ao governo do país.

Os bombeiros, com a ajuda de voluntários, têm se desdobrado em operações de combate ao fogo e de acordo um grupo de chefes dos bombeiros responsáveis pela ação, a mudança climática está “sobrecarregando” os incêndios na Austrália.

Os incêndios foram intensos ao longo da costa leste – matando pelo menos quatro pessoas e afetando milhões de outras. Muitos animais foram mortos pelas chamas, que destruíram cerca de 2,5 milhões de acres de terras agrícolas e bosques, exacerbados pelas condições de seca e ventos fortes.

Agora, os chefes dos bombeiros desafiaram o primeiro ministro Scott Morrison por sua falta de ação sobre o assunto.

“Sem precedentes”

“Estou fundamentalmente preocupado com o impacto e os danos decorrentes das mudanças climáticas”, disse o chefe dos bombeiros aposentado Lee Johnson ao Plant Based News em 14 de novembro.

“A palavra ‘sem precedentes’ tem sido muito usada, mas infelizmente está correta”.

O que realmente importa

O partido político australiano Greens (verdes) também questionou a reação do governo aos incêndios nesta semana – provocando indignação do vice-primeiro-ministro Michael McCormack.

Ele disse com ironia: “Não precisamos dos delírios de ter algumas cidades capitais lindas, iluminadas e verdes neste momento, quando as pessoas estão desesperadas com os incêndios, tentando salvar suas casas”.

Incêndios florestais e mudanças climáticas

Cientistas acreditam que há uma ligação entre os incêndios florestais e a mudança do clima, Janet Stanley, da Universidade de Melbourne, disse: “Os incêndios florestais não são diretamente atribuíveis às mudanças climáticas. No entanto, o clima de aquecimento rápido está tornando os incêndios florestais mais frequentes e intensos”.

“A montanha de evidências irrefutáveis que ligam o aquecimento global aos incêndios florestais torna extremamente difícil explicar o fracasso do governo federal – até mesmo em falar sobre o problema”.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo