EnglishEspañolPortuguês

Brasil pode ganhar Dia de Combate à Poluição nos Oceanos

15 de novembro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Estima-se que, no ano de 2050, haverá mais plásticos no oceano, em peso, que peixes | Pixabay

De acordo com informações da Agência Senado, o combate à poluição nas praias e ambientes marinhos pode ganhar um reforço. É que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou na última terça-feira (12) o Projeto de Lei (PLC) 112/2018 que institui o dia 8 de junho como o Dia Nacional de Combate à Poluição nos Oceanos e de Limpeza das Praias. O PL agora segue para votação no plenário.

A data será celebrada anualmente, no mesmo dia em que é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos, e foi sugerida pelo deputado Alessandro Molon (Rede-RJ). Na justificativa, ele ressalta a necessidade de se conscientizar a população sobre a poluição das praias e oceanos, sobretudo por resíduos sólidos plásticos.

Desde o final de agosto, praias dos nove estados do Nordeste sofrem com o aparecimento de manchas de óleo no mar. O desastre ambiental já é considerado o maior do gênero em extensão. Até o final de outubro, foram registradas manchas em 94 municípios e 264 praias.

O desastre foi lembrado pelo relator, senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Ele recomendou a aprovação do texto ao destacar que a ideia original do autor encontrou fundamento da poluição marítima especialmente de origem continental, mas o impacto do derramamento de óleo no litoral nordestino para as águas, fauna e flora aquática, praias e população reforça a necessidade de integrar as pessoas na mobilização pelo respeito às zonas costeiras e aos oceanos.

“Dois meses depois de avistadas pela primeira vez, a origem permanece desconhecida e ainda não se tem exato conhecimento da estratégia efetiva para contenção do vazamento, limpeza dos locais atingidos e plano detalhado para lidar com os danos já ocasionados”, ressaltou, no relatório favorável ao projeto.

Contarato também reconheceu que a iniciativa vai colaborar para que as instituições de ensino tenham em suas agendas essa data registrada, “auxiliando a se recordar da importância das ações de conscientização e educação ambiental com relação ao ambiente marítimo e às praias brasileiras”.

Resíduos

Conforme dados apresentados no relatório, ingressam, a cada ano, nos oceanos do planeta, entre 8 e 12 milhões de toneladas de plástico, cuja decomposição pode levar décadas ou até mesmo séculos, a depender do tipo do material.

De acordo com previsões, estima-se que, no ano de 2050, haverá mais plásticos no oceano, em peso, que peixes. Estudos indicam também que 70% do montante de plásticos alcançam os oceanos após descarte inadequado de resíduos sólidos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo