EnglishEspañolPortuguês

Almoços escolares veganos têm três vezes mais fibras que as refeições baseadas em carne

9 de novembro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Stock image
Foto: Stock image

Os almoços escolares veganos fornecem três vezes mais fibras que os almoços escolares comuns, de acordo com um novo estudo publicado no periódico The Journal of Child Nutrition & Management.

O estudo piloto foi realizado depois que seis opções baseadas em vegetais foram introduzidas para aproximadamente 500 crianças de cinco a 14 anos nas escolas em Washington, DC. O grupo médico Physicians Committee for Responsible Medicine ou Comitê de Médicos para Medicina Responsável (PCRM) lançou a iniciativa nas escolas em parceria com a DC Central Kitchen, organização sem fins lucrativos.

“Muitas crianças americanas estão com falta de frutas, vegetais e fibras no corpo – o que as deixa vulneráveis a doenças cardíacas, diabetes e outros problemas de saúde graves”, disse Susan Levin, diretora de educação nutricional do PCRM. “Nosso programa piloto mostrou que servir opções à base de vegetais na hora do almoço pode ajudar as crianças a obter mais nutrientes importantes de que precisam para se manter saudáveis”.

O PCRM descobriu que as refeições veganas, que apresentam pratos contendo gergelim, tofu, chili de três feijões e churrasco de hambúrgueres vegetarianos, continham uma média de 9,5 gramas de fibra, enquanto as refeições escolares comuns em média apenas 2,8 gramas de fibra.

Além da fibra (que 9 em cada 10 crianças não consome em quantidades adequadas), o PCRM constatou que as refeições veganas continham mais ferro, cálcio e vitaminas A e C e menos gordura saturada do que as de origem animal.

Os pesquisadores também rastrearam o desperdício durante o estudo piloto e descobriram que os resíduos das entradas veganas não excederam a média nacional de resíduos alimentares, o que significa que as crianças estavam escolhendo e consumindo as refeições à base de plantas.

“O estudo mostrou que as refeições não são apenas saudáveis, mas também são populares entre os alunos”, disse Levin. “Já se foram os dias da carne misteriosa, quando as crianças não sabiam o que havia por trás da carne em seus pratos – os estudantes de Washington DC agora optam por encher as bandejas do almoço com refeições como tofu de gergelim com arroz integral, brócolis e melancia cultivados localmente”

“Espereamos que nosso programa piloto incentive as escolas de todo o país a adicionar refeições à base de vegetais que promovem a saúde em seus próprios menus. Atualmente, uma legislação está sendo considerada em Nova York e na Califórnia para promover refeições à base de vegetais nas lanchonetes das escolas”.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo