Cavalos explorados e maltratados são acolhidos por santuário em MG

Bruna Araujo
novembro 7, 2019

Divulgação

Foi recentemente inaugurado em Minas Gerais o Santuário Paz e Bem. Idealizado pela pesquisadora e advogada animalista Samylla Mól, o local destina-se a receber animais explorados por toda vida em carroças e outros veículos de tração e que, agora, receberão uma aposentadoria digna e feliz.

Divulgação

O Paz e Bem fica no interior, numa área grande e cercada por florestas, nascentes, rio e amor. O endereço não foi divulgado para a segurança dos animais. Além de cavalos, outros animais também são acolhidos.

Samylla conta que criar um local para cuidar de animais abandonados sempre foi seu sonho e que, ao longo da vida, ela decidiu que os escolhidos seriam os animais de tração, pois cuidar deles exigiria contato com a vida no campo, o que já era parte da sua rotina familiar.

Embora a crueldade contra animais seja proibida pela Constituição Federal e que os maus-tratos aos animais seja crime no Brasil, as carroças e charretes movidas a animais ainda é realidade em muitas cidades.

Divulgação

Pela lei, os municípios têm o dever de regulamentar o trânsito de Veículos de Tração Animal (VTAs), mas a grande maioria deles ainda é omissa nesse sentido.

Em Minas Gerais, infelizmente, a realidade não é diferente. Estima-se que somente na região metropolitana de Belo Horizonte circulem todos os dias 15 mil carroças.

Divulgação

Os animais explorados nessa atividade são animais de campo, que gostam de pastar e viver em bando. Porém, nas cidades, a realidade é dura, brutal, cruel. Eles sofrem com o calor do asfalto, com o barulho e caos no trânsito, com a falta de comida adequada e de local para descansar.

Não bastasse isso, ao ficarem velhos ou doentes, muitos desses animais são abandonados em ruas e praças públicas. Na maioria das vezes o estado em que eles são encontrados é precário: magros, com olhar sempre triste e marcas de chicotes, freios e arreios pelo corpo, explica a idealizadora do santuário.

Divulgação

Enquanto o sonhado tempo da proibição de carroças em cidades não vem, locais como o Paz e Bem representam talvez a única e última oportunidade que muitos cavalos, burros e jegues têm pra viver com dignidade.

Para quem quiser conhecer mais sobre o projeto, basta seguir a página do Santuário Paz e Bem no Facebook.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Você viu?

Escute Foto: Instagram @saminthewild_

Escute Pixabay O aquecimento

Escute Pixabay Os guepardos

Escute Shutterstock Fernanda* tem

Escute Divulgação A grande

Pixabay Líderes mundiais estão

Pixabay Fornando Tortato normalmente

Ativistas em defesa dos

Lincoln e seu amigo

Escute Pixabay Uma superenzima


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>