EnglishEspañolPortuguês

Urso polar faminto luta para ficar em pé enquanto procura desesperadamente por comida

6 de outubro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Mediadrumimages/Joel Shutter
Foto: Mediadrumimages/Joel Shutter

Fotografias fortes e comoventes tiradas pelo fotógrafo britânico-brasileiro, Joe Shutter, 30, mostram um urso polar magro e fraco lutando para ficar de pé enquanto busca por alimento. As imagens foram feitas na Groenlândia enquanto o fotografo fazia uma expedição pelo país.

Eles mostram o imenso urso polar extremamente magro lutando para se levantar enquanto sua estrutura esquelética se projeta através de sua pele flácida.

A criatura luta para conseguir andar e parece desanimada e exausta quando aponta o focinho manchado de lama em direção à câmera.

Shutter disse: “Eu visitei a Groenlândia ano passado e tivemos a sorte de ver cinco ursos polares”.

Foto: Mediadrumimages/Joel Shutter
Foto: Mediadrumimages/Joel Shutter

“Este ano, vimos apenas um – e ele estava em um estado deplorável. Não é garantido que você veja ursos polares, é claro, mas o que vimos era dolorosamente fino e cheirava a terra – não havia gelo ou neve ao seu redor.

“O capitão do barco em que eu estava – que visita esta parte da Groenlândia há mais de 30 anos – disse que o urso estava com problemas sérios, porque parecia fraco demais para sobreviver no inverno. Foi muito comovente, muito emocionante ver a cena tão próxima, assistir um urso em tão mau estado”.

Os ursos polares passam a maior parte de sua vida no gelo marinho do Oceano Ártico e uma população já estabelecida habita o norte da Groenlândia há gerações.

Geralmente, os ursos polares comuns têm uma espessa camada de gordura corporal e uma camada abundante de pelo repelente à água que os isola do ar frio e da água.

Foto: Mediadrumimages/Joel Shutter
Foto: Mediadrumimages/Joel Shutter

Sobrevivendo principalmente de uma dieta de focas, que tem um alto teor de gordura, os ursos podem se sustentar por longos períodos sem comer.

De acordo com o WWF, devido à perda contínua e potencial de seu habitat de gelo marinho resultante das mudanças climáticas, os ursos polares foram listados como espécies ameaçadas nos EUA sob a Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção, em maio de 2008.

Os cientistas dividiram a população total de ursos polares em 19 unidades ou subpopulações.

Desses, os dados mais recentes do Grupo de Especialistas em Ursos Polares da IUCN mostram que uma subpopulação está em declínio (mar de Beaufort do sul) e que existe um alto risco estimado de declínio futuro devido às mudanças climáticas e à falta de dados.

Foto: Mediadrumimages/Joel Shutter
Foto: Mediadrumimages/Joel Shutter

“Acho que todos estamos cientes dos perigos que enfrentamos”, continuou Shutter.

“As questões da poluição por plásticos e da remissão do gelo marinho – são assuntos preocupantes e de grande impacto no planeta, estamos vendo seus efeitos ao vivo. Pode ter sido apenas um urso velho cuja hora havia chegado, mas o animal parecia não ter energia mais – não como os ursos brincalhões que vi no ano passado”.

“Acho que isso é o que mais impressiona na Groenlândia. É um lugar alucinante, simplesmente único. Mas é épico e frágil, você tem uma noção real do que está em jogo. Todos devemos fazer a nossa parte para proteger nossos ambientes de maior risco”, concluiu o fotógrafo.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo