Ramba

Última elefanta explorada por circos no Chile inicia transferência para santuário

Foto: Luciano Claudino/Código 19

Ramba, a última elefanta explorada por circos do Chile, chegou ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), nesta quarta-feira (16). A viagem, que se iniciou em Santiago, segue até a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, onde está localizado o Santuário de Elefantes do Brasil. Ramba deve demorar dois dias para chegar ao seu novo lar.

Foto: Luciano Claudino/Código 19

Trinta funcionários participaram da operação organizada para receber a elefanta no aeroporto. Foram usados equipamentos como guindaste e empilhadeira com capacidade para 30 toneladas – a elefanta, que tem 53 anos, pesa aproximadamente 3,5 toneladas.

Foi a primeira vez que o aeroporto de Viracopos recebeu um animal desse porte. Ramba viajou por três horas a bordo de um Boeing 747. Para realizar o percurso, a elefanta não teve que ser sedada e foi transportada dentro de um contêiner, onde permanecerá até chegar ao santuário. As informações são do portal A Cidade ON.

No aeroporto, funcionários seguravam uma faixa de boas-vindas à elefanta com a frase: “Ramba, seja bem-vinda ao Brasil! Viracopos te recebe de braços abertos!”. Ramba foi recebida não só por uma equipe do terminal, mas também por membros do santuário que foram ao local para resolver trâmites com o Ibama, a Receita Federal e o Ministério da Agricultura – necessários para a liberação da viagem terrestre de Campinas até a Chapada dos Guimarães, que contará com escolta da Polícia Rodoviária e paradas durante o trajeto para alimentar o animal.

Um representante do santuário também esteve presente durante todo o voo. Segundo ele, a viagem foi tranquila.

Foto: Luciano Claudino/Código 19

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui