EnglishEspañolPortuguês

Tartarugas são encontradas mortas com óleo nos corpos no RN

29 de outubro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Já foram encontrados 14 animais atingidos pelo óleo no litoral potiguar


Duas tartarugas foram encontradas mortas, com óleo nos corpos, no domingo (28), na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta (RN). A região voltou a ter registros do óleo no final de semana.

Foto: Reprodução

Os corpos foram retirados do local pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

O professor Flávio Lima, que coordena o projeto, explicou que os animais eram da espécie tartaruga-verde. “Não eram filhotes, mas animais ainda jovens”, disse ao G1.

Na segunda-feira (28), outro animal da mesma espécie foi encontrado na Praia do Meio, em Natal. Ele não tinha, no entanto, óleo no corpo.

Até o momento, segundo o coordenador, já foram encontrados 14 animais atingidos pelo óleo no litoral potiguar desde setembro – sendo 13 tartarugas e uma ave. Cinco estavam vivos e nove mortos. O número é superior ao divulgado pelo Ibama em 20 de outubro. O órgão alegou que apenas oito tartarugas oleadas haviam sido encontradas no estado. Animais mortos sem manchas de óleo não foram contabilizados.

De acordo com o projeto, apesar de ter sido encontrada viva, a ave morreu dias depois do resgate.

Filhotes de tartaruga também foram resgatados, em uma ação preventiva. Eles nasceram na praia da Redinha, em Natal, e serão devolvidos à natureza em breve. “A expectativa é soltá-las ainda essa semana”, afirmou o professor.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo