Sobe para 132 o número de praias contaminadas por óleo no Nordeste

Foto: Reprodução/Jornal de Brasília

O número de praias contaminadas por manchas de óleo no Nordeste subiu para 132. De acordo com dados do Ibama, 11 delas estão sendo limpas, 74 têm manchas visíveis e 48 estão com a areia limpa.

Até o momento, pelo menos 12 animais foram afetados pelo óleo. Nove tartarugas e uma ave morreram.

Foto: Reprodução/Jornal de Brasília

Uma investigação do Ibama concluiu que o óleo é petróleo cru e que as amostras encontradas em diferentes praias têm a mesma origem. A Petrobras nega que seja a produtora do material. Não se sabe ainda de onde ele surgiu e de quem é a responsabilidade pelo vazamento. As informações são do Jornal de Brasília.

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), que analisa o caso, suspeita que o óleo possa ter vazado de navios que transitam pela região. Imagens de satélite da costa estão sendo observadas.

O óleo já chegou a 61 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui