Policial é flagrado apedrejando animal silvestre na Austrália

Foto: Reprodução/Facebook/Wombat Awareness Organization

Um policial foi filmado enquanto apedrejava um vombate na Austrália. O marsupial cai e para de se movimentar após ser atingido. O caso foi denunciado pela “Wombat Awareness Organization” na quarta-feira (2).

Foto: Reprodução/Facebook/Wombat Awareness Organization

A origem do policial, no entanto, gerou uma polêmica. Isso porque, embora a agressão tenha indignado as autoridades, Waylon Johncock é aborígene e, segundo uma lei australiana, povos aborígenes do país podem caçar animais silvestres em determinadas circunstâncias.

De acordo com a rede australiana ABC, um homem aparece na gravação afirmando que o policial matou o vombate.

O caso foi alvo de repúdio do comissário de polícia Grant Stevens. “Acho as ações retratadas na filmagem totalmente abomináveis e inaceitáveis. Estou ciente da indignação da comunidade com relação a esse assunto”, disse.

“Quero garantir a todos que as ações no vídeo não estão alinhadas com os valores e comportamentos que espero dos meus funcionários, nem com os padrões da comunidade”, acrescentou.

Foto: Reprodução/Facebook/Wombat Awareness Organization

O líder aborígene Jack Johncock, do povo Wirangu-Kokatha, disse à ABC que matar vombates a pedradas é “um dos vários métodos” para matá-los para consumo. Segundo ele, os aborígenes fazem isso “há milhares de anos” e pegam os vombates “da maneira que puderem”. Ao divulgar a entrevista com o líder aborígene, a ABC não explicou se ele é da família do policial que matou o animal.

Para o ministro de Polícia da Austrália do Sul, Corey Wingard, o comportamento do policial não pode ser aceito. “O que temos aqui é uma investigação que está em andamento, mas pelas evidências que estão diante de nós, sem conhecer todos os detalhes, acho que ninguém aceitaria o comportamento que vimos”, disse Wingard.

Uma petição com quase 212 mil assinaturas, iniciada pela Wombat Awareness Organization, está pedindo a proibição do uso de pedras para matar vombates, inclusive quando as mortes forem causadas por aborígenes.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui