Preservação

Mais de mil filhotes de quelônios são soltos em área de proteção ambiental

Foto: Deliana Vidal/Sema

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Amazonas promoveu a soltura de mais de mil filhotes de quelônios na Área de Proteção Ambiental (APA) Nhamundá.

Foto: Deliana Vidal/Sema

O gestor da APA, Otávio dos Santos, explicou ao portal A Crítica que a ação é um resultado do trabalho das comunidades ribeirinhas que são capacitadas pela Sema para, voluntariamente, monitorar esses animais para garantir a preservação das espécies.

“Embora estejamos no período de coleta dos ovos, a equipe está realizando a soltura dos animais que foram monitorados em 2018 e atingiram o tamanho que permite a sobrevivência deles na natureza. A maioria desses monitores são comunitários capacitados pelo Agentes Ambientais Voluntários (AAV) formados dentro da Unidade de Conservação. É um momento de união para o bem dos animais”, afirmou.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

O monitoramento desses animais é feito através do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc), promovido em 13 unidades de conservação estaduais geridas pela Sema.

A ação de soltura dos filhotes foi realizada pela secretaria em parceria com a Prefeitura de Nhamundá, onde fica a APA, e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui