Investigação conclui que óleo encontrado no Nordeste pode ter origem venezuelana

Devastação ambiental

Pontal do Peba, em Alagoas (Imagem: Simone Santos/ Projeto Praia Limpa)

Uma investigação sigilosa realizada pela Marinha e pela Petrobras concluiu que o óleo encontrado em praias do Nordeste pode ter origem venezuelana. Mais de 130 locais já foram atingidos pelo poluente.

Pontal do Peba, em Alagoas (Imagem: Simone Santos/ Projeto Praia Limpa)

Um integrante da cúpula do governo brasileiro afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que a conclusão da investigação foi enviada ao Ibama, que tem feito as atualizações dos levantamentos acerca do número de praias atingidas.

A Marinha e a Polícia Federal seguem analisando amostras do material e ainda não se pronunciaram sobre o caso. Conforme divulgado pelo Estadão, um relatório elaborado pela Petrobras e pela Marinha, após a investigação, considerou que a amostra de petróleo analisada tem a mesma “assinatura” do óleo da Venezuela.

Ao ser questionada, a Petrobras alegou que nunca processou óleo venezuelano na refinaria de Abreu e Lima, que, a princípio, seria construída em parceria com a PDVSA, da Venezuela. A empresa disse ainda que não mantinha estoque de produtos daquele país na refinaria.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que “esse petróleo que está vindo muito provavelmente é da Venezuela, como disse o estudo do Petrobras. É um petróleo que vem de um navio estrangeiro, ao que tudo indica, navegando perto da costa brasileira, com derramamento acidental ou não”. A declaração foi feita durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui