Inglaterra

Baleia jubarte é vista nadando nas águas do rio Tâmisa

Especialistas afirmam que é “muito incomum” uma baleia aparecer nas águas do rio inglês, porém o mamífero parece estar bem de saúde e à vontade no ambiente urbano

Foto: Twitter/PA
Foto: Twitter/PA

Uma baleia jubarte foi vista nadando no rio Tamisa, na Inglaterra, na segunda feira última (7). O Tâmisa é um rio considerado urbano pois flui através do sul do país cortando várias cidades, incluindo a capital Londres, além de ser segundo maior rio do Reino Unido (e o maior da Inglaterra) com 346 km de extensão.

O enorme e belo apareceu por volta das 7h30 da manhã e seguiu pela capital por cerca de 40 minutos, antes de passar pela cidade de Dagenham, em direção ao mar.

Shaun O’Riordan, 52, estava trabalhando quando viu o mamífero quando a baleia à superfície para respirar de manhã. O trabalhador do setor automotivo disse: “Eu vi algumas focas e até alguns golfinhos, mas nunca vi uma baleia no Tâmisa”.

Ela foi vista perto da fábrica da Ford e especialistas disseram que está em Londres desde domingo. A ONG de resgate de vida marinha BDMLR disse ao Metro: “Observamos a baleia jubarte no estuário do Tamisa por pouco mais de três horas ontem”.

“A baleia mergulhava e aparecia em intervalos de aproximadamente cinco a seis minutos, descendo lentamente o rio com o fluxo da maré. Demos muitos nomes ao cetáceo hoje. Os locais chamam ela de um jeito, a imprensa de outro. Não sabemos se ela pertence ao sexo feminino ou masculino. Creio que Hessy já foi um nomes dos escolhidos, o que importa mesmo é que ela parece estar bem de saúde”, disse Julia Cable, coordenadora nacional do BDMLR.

“Assistimos ao comportamento normal desses mamíferos marinhos de mergulho e subida a superfície. Ela está aparecendo uma vez a cada cinco ou seis minutos, o que é normal”, explica Julia.

Enquanto as baleias jubarte são às vezes vistas na costa britânica mais ao norte, Julia disse que era “muito incomum” uma delas ser vista no Tamisa: “É muito provável que tenha cometido um erro de navegação”.

As baleias jubarte são um dos maiores animais do mundo, com adultos que variam de 39 a 52 pés de comprimento e pesam cerca de 30 toneladas. Conhecidas pela sua “música cantada” (sons que emitem), as jubarte se alimentam em águas polares e migram para águas tropicais ou subtropicais para se reproduzir e dar à luz, jejuando e vivendo de suas reservas de gordura. A dieta da baleia consiste principalmente de krill e peixes pequenos.

Foto: Twitter/PA
Foto: Twitter/PA

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui