Consumo elevado de laticínios pode aumentar o risco de câncer de próstata, dizem pesquisadores


Pesquisadores examinaram 47 estudos publicados entre 2006 e 2017, que incluíram mais de um milhão de participantes, realizados com o objetivo de analisar e apurar os efeitos de alimentos de origem animal e vegetal no risco de câncer de próstata.

Os resultados mostraram que os homens que ingeriram mais laticínios tiveram 65% mais chances de desenvolver a doença, enquanto aqueles que seguiram uma alimentação vegana tiveram 36% menos chances de contrair a doença.

“Motivo de preocupação”

O principal autor do estudo, John Shin, oncologista da Clínica Mayo, localizada em Minnesota nos Estados Unidos, disse: “Nossa análise destacou um motivo de preocupação com o alto consumo de laticínios. As descobertas também apoiam um crescente corpo de evidências sobre os benefícios potenciais das dietas à base de vegetais”.

Eles observam que em países onde a ingestão de laticínios é alta, as taxas de câncer de próstata também são elevadas, enquanto que em países em que a ingestão de laticínios é baixa, as taxas de câncer de próstata seguem a mesma linha, sendo menores.

Isso ocorre porque as proteínas animais e os laticínios aumentam os níveis do fator de crescimento IGF-1 no organismo. Altos níveis de IGF-1 estão ligados a um risco aumentado de câncer de próstata, bem como câncer de pulmão, intestino, ovário e mama.

Consumo de produtos de origem animal

Estudos anteriores também mostraram que o aumento do consumo de produtos de origem animal está associado a um risco aumentado de câncer de próstata. Por exemplo, vários estudos descobriram uma ligação entre a ingestão de carne (especialmente carne vermelha) e o câncer de próstata.

Os autores desta revisão sugerem que a produção de compostos cancerígenos (aminas heterocíclicas) durante o cozimento da carne, assim como os efeitos hormonais e outros nutrientes, podem ser os responsáveis pelo fato de que a carne não contenha os compostos de combate ao câncer, que os alimentos à base de vegetais contam, como polifenóis e flavonoides.

Cerca de 47.700 homens são diagnosticados com câncer de próstata só no Reino Unido a cada ano. Nos homens é o câncer mais comum, causando a morte de mais de 11 mil indivíduos por ano no bloco de países.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

TRATAMENTO

PROTEÇÃO ANIMAL

CRUELDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>