A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Amazonas promoveu a soltura de mais de mil filhotes de quelônios na Área de Proteção Ambiental (APA) Nhamundá.
O gestor da APA, Otávio dos Santos, explicou ao portal A Crítica que a ação é um resultado do trabalho das comunidades ribeirinhas que são capacitadas pela Sema para, voluntariamente, monitorar esses animais para garantir a preservação das espécies.
“Embora estejamos no período de coleta dos ovos, a equipe está realizando a soltura dos animais que foram monitorados em 2018 e atingiram o tamanho que permite a sobrevivência deles na natureza. A maioria desses monitores são comunitários capacitados pelo Agentes Ambientais Voluntários (AAV) formados dentro da Unidade de Conservação. É um momento de união para o bem dos animais”, afirmou.
O monitoramento desses animais é feito através do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc), promovido em 13 unidades de conservação estaduais geridas pela Sema.
A ação de soltura dos filhotes foi realizada pela secretaria em parceria com a Prefeitura de Nhamundá, onde fica a APA, e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.