Queimada na serra de São Pedro (SP) prejudica reprodução de aves


Espécies que dependem de árvores para fazer ninhos têm a reprodução ameaçada pelo fogo


A queimada que teve início no sábado (12) na serra de São Pedro (SP) ameaça a reprodução de diversas espécies de ave. Dentre elas, chocas, choquinhas, arredios, cambacicas, pula-pula, limpa-folha, tangarás e sairás – animais que usam galhos para fazerem ninhos. Assim como pica-paus e corujas, que dependem do oco de árvores para ter os filhotes e bacurais que fazem ninhos no chão, usando folhas secas. Estimativas indicam que o fogo atingiu pelo menos 20 mil metros quadrados.

Pixabay/Gellinger/Imagem Ilustrativa

De acordo com o ambientalista e guia de observador de aves, Gustavo Pinto, a queimada que atingiu a região traz danos irreversíveis ao meio ambiente.

“Além das aves, a região da Serra é rota de macacos como pregos, bugios e micos, pois eles se alimentam de brotos de árvores, bambus, frutas, ovos de aves e até mesmo aves”, afirmou Gustavo, em entrevista ao Jornal de Piracicaba. “O incêndio está acabando com tudo isso”, alertou.

O ambientalista alerta que várias situações podem ter ocasionado o incêndio. “Precisamos conscientizar a população a não jogar lixos nas bordas das matas, pois com esse sol muito forte basta uma garrafa de vidro para causar danos irreparáveis”, enfatizou.

A Prefeitura de São Pedro informou que uma lei municipal proíbe queimadas em vias públicas e no interior de imóveis, públicos ou particulares, na zona urbana, e também em terrenos marginais a rodovias, rios, lagos ou matas.

Os infratores podem ser punidos com multa que varia de R$ 530,60 a R$ 1.326,50. Se a queimada for realizada entre às 18h de um dia e às 6h do dia seguinte ou aos sábados, domingos e feriados, o valor da multa pode ser dobrado. A prefeitura afirma que está realizando a Operação Corta Fogo, para coibir queimadas, desde o início de 2019 e que já aplicou 28 multas.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?

CRISE CLIMÁTICA

REFLEXÃO

PROTEÇÃO ANIMAL

CRIME

ASCENSÃO

TESTAMENTO

ATO HEROICO

SUSTENTABILIDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>