O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou que casinhas sejam colocadas em praças nas quais tenham gatos abandonados. A determinação veio logo após polêmica no Campo de Santana, onde casinhas para gatos colocadas por uma moradora foram retiradas – e depois devolvidas ao parque.
“Determinei ao meu pessoal do Parques e Jardins para colocar casinhas como essa em todas as praças onde existem gatos desabrigados”, afirmou Crivella.
Sobre o caso do parque, o prefeito afirmou que “havia uma ordem do Iphan [que determinava a retirada das casinhas] e a prefeitura advogou junto ao Iphan para que elas pudessem continuar lá”
De acordo com o presidente da comissão de defesa dos animais da Câmara Municipal do Rio, o vereador Luiz Carlos Ramos filho, pelo menos 20 locais no Rio de Janeiro precisam de abrigos para gatos.
“Estou trabalhando em parceria com os protetores e já levantamos, ao menos, 20 áreas onde há concentração de gatos, como o Aterro do Flamengo, o mirante do Pasmado, a Vila Kenedy e o antigo jardim zoológico de Vila Isabel. Vamos definir as prioridades para entregar a lista inicial do trabalho ao prefeito, em uma reunião que já está marcada para o dia 27”, contou ao jornal Extra.
A reunião foi confirmada pela prefeitura. “Protetores de animais que têm cadastro na Prefeitura do Rio para atuar na função também participarão do encontro e colaborarão na formulação dessa estratégia”, disse a assessoria da prefeitura.