Dia Nacional da Pecuária: sofrimento animal e destruição do meio ambiente


Hoje, 14 de outubro, é o Dia Nacional da Pecuária. Não há, no entanto, nada a se comemorar. Isso porque a pecuária é marcada pela exploração e o sofrimento de animais e a devastação do meio ambiente – questões que não devem ser comemoradas, mas sim combatidas.

Foto: Pixabay

Um boi, um porco e 189 frangos são mortos a cada segundo no Brasil. Os dados alarmantes, levantados pelo IBGE, revelam a crueldade imposta aos animais pelos pecuaristas, que agem incentivados pela demanda por produtos de origem animal.

A exploração, os maus-tratos e as mortes, porém, não são os únicos problemas desta atividade. Explorar uma vaca para roubar-lhe o leite, triturar pintinhos vivos e conscientes e cometer outras tantas atrocidades são algumas das consequências negativas da pecuária, mas não todas. Além dos malefícios causados à saúde humana, a fabricação de produtos de origem animal também prejudica o meio ambiente: grandes áreas desmatadas para fazer pasto para criar animais ou para plantar grãos para alimentá-los, poluição da água e do solo por meio dos dejetos dos animais, emissão de gases de efeito estufa por parte dos animais e uso exacerbado de água.

Diante deste cenário, a única forma de “comemorar” o Dia Nacional da Pecuária é boicotando-a. Afinal, a opção por viver uma vida ética, pautada no veganismo, é o melhor caminho a se seguir.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?

PROTEÇÃO ANIMAL

CRIME

ASCENSÃO

TESTAMENTO

ATO HEROICO

SUSTENTABILIDADE

RECORDE

AÇÃO HUMANA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>