Cerca de 500 litros de petróleo são retirados de praias no Ceará


Servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) retiraram cerca de 500 litros de petróleo de oito praias cearenses durante uma operação de limpeza realizada no último final de semana.

Foto: Divulgação/Semace

A Semace agiu após o Ibama apontar a presença do óleo no litoral do Ceará. As informações são do portal Diário do Nordeste.

“Apesar da competência da limpeza ser dos municípios, nós entendemos que foi uma situação crítica, então chamamos a responsabilidade da Semace”, afirmou o superintendente da autarquia, Carlos Alberto Mendes. “Até porque a coleta desse material envolve conhecimento e equipamentos”, completou.

Três animais já foram encontrados mortos: uma ave aquática em Cumbuco e duas tartarugas marinhas, uma em Sabiaguaba e outra em Jericoacoara.

O petróleo foi encontrado nas seguintes praias: Sabiaguaba, Malhada, Jijoca de Jericoacoara, Morro Branco, Barra de Sucatinga, Taíba, Paracuru e Prainha.

De acordo com analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Rafael Moraes, as manchas de óleo encontradas no Nordeste são tóxicas.

“Trata-se de petróleo bruto, uma mistura de hidrocarbonetos. Sabemos do que se trata, mas não sobre de onde esse material veio. Ainda estamos em investigação”, explicou.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

HOLOCAUSTO

INSPIRAÇÃO

CONSCIENTIZAÇÃO

CONSCIENTIZAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>